'Esta é a história que vamos contar, de um povo que ultrapassou os limites impostos pelos oceanos, e disputou palmo a palmo, contra o vento, os rumos do seu próprio destino, e que assim fez dele o caminho para um novo mundo.'
A História do Brasil que a novela não conta - Capítulo 1 - A CRUZ E A ESPADA
‘A modificação do passado é necessária por duas razões, uma das quais secundária e, por assim dizer, preventiva. A razão secundária é que o membro do Partido, tal como o proletário, tolera as condições vigentes em parte porque não dispõe de termos de comparação. Deve ser afastado do passado, assim como deve ser afastado de países estrangeiros, porque é necessário que acredite que está em melhor situação do que seus antepassados e de que o padrão médio de conforto material aumenta ininterruptamente. Mas, de longe, a razão mais importante para que se reajuste o passado é a necessidade de salvaguardar a infalibilidade do Partido.’ (Trecho do livro 1984, de George Orwell.)
O romance, escrito em 1948, contém uma série de fatos que são presenciados até hoje em nossa sociedade. Entre os acontecimentos relatados, podemos destacar a distorção da nossa própria história como ferramenta de controle da população. O principal objetivo da série Brasil - A Última Cruzada é justamente lutar contra as falsas narrativas que nos foram ensinadas.
Brasil, nossa história é grandiosa. Este impecável documentário, produzido por Brasilparalelo, sobre a história do Brasil resgata a brasilidade da alma desse povo.
‘Não se trata apenas de não esquecermos de onde viemos, se trata de não esquecermos para onde estamos indo. Nos momentos mais difíceis, a História deve ser lembrada.’