A TERRA ESTÁ CONTAMINADA POR CAUSA DOS SEUS MORADORES... (Isaías 24:5) Ilhas de lixo já fazem parte dos oceanos
Notícia:
A garrafa vazia, a embalagem de comida, a bola que furou. Depois de um lindo dia na praia, muitas pessoas se esquecem de recolher o lixo que ficou jogado ali na areia. Mas quando a maré sobe, todos estes dejetos acabam sendo levados para o mar. Assim como os banhistas, embarcações que navegam pelos mares também usam a água do mar como lixeira. E a cada novo resíduo descartado no oceano, aumentam ainda mais as imensas ilhas de lixo do planeta.
Recentemente, a Agência Espacial Americana (Nasa) divulgou um vídeo impressionante. Ele mostra como estas gigantescas lixeiras foram se formando em cinco pontos do oceano, ao longo dos últimos 35 anos. Estas áreas concentram uma quantidade enorme de detritos, que vão gradualmente aumentando sua extensão.
O que acreditava-se até pouco tempo era que estas ilhas eram móveis. Todavia, os pesquisadores sabem agora é que estão localizadas em cinco regiões subtropicais, onde as correntes marinhas se encontram. Nelas, o que há é principalmente resíduos de plásticos, micropartículas que já foram parcialmente decompostas pelos raios do sol.
Nota do site: Também os rios transportam direto para o mar aqueles materiais (plásticos, etc) que as populações que vivem em seu entorno lhes descarregam, direta ou indiretamente, bem como transportam os resíduos químicos que determinadas indústrias, em alguma fase de seu processo de produção, expelem e utilizam os rios para dar vazão àqueles elementos, que são, invariavelmente, nocivos à flora, à fauna e às pessoas.