Pesquisadores confirmam por estudos científicos: Bacupari combate o câncer de próstata e de mama.

O Bacupari pertence à família das Gutíferas e tem seu nome frequentemente confundido com o de seus parentes bacuri e bacuripari, mesmo em livros especializados. O Bacupari (Rheedia gardneriana) é um fruto de origem brasileira, encontrado em várias regiões do País; principalmente na região amazônica e apreciado pelas famílias ribeirinhas. A árvore é de pequeno a médio porte e seus frutos são uma fonte de alimentos para a população local que os utiliza para fazer doces, sucos, comer pura (podendo comer até com a casca). Aqui no Brasil, ela frutifica de dezembro a abril. Frutos bem doces e ótimos para fazer sucos.

Só que devemos prestar atenção nas variedades pois a gardneriana é uma variedade da brasiliensis e a brasiliensis é mais consumida, mas as duas são de muita importância. Até o formato dos frutos difere, sendo a garnderiana com formato oval, e a brasiliensis com formato mais arredondado, e as duas da mesma cor (amarelo vivo). Para reconhecer a planta de longe basta atentar para suas folhas que parecem com as folhas do pé de oliveira, sendo que elas são mais escuras.

Para plantar adquira uma semente pela internet ou aproveite as sementes colocando para secar aquelas maiores do fruto. Ela se dá muito bem em qualquer parte do Brasil, e gosta de solo argiloso e úmido, visto que na natureza, é mais encontrada em terrenos perto de rios, áreas pouco alagadas, e também é resistente a períodos frios (como no Rio Grande do Sul). Plante em terreno com PH entre 4,0 a 7,0 para que ela dê frutos mais doces.
Garcinia gardneriana (Planch. & Triana) Zappi
Os Benefícios do Bacupari são diversos, pois, o Bacupari possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, essa planta é também conhecida como bacuri-mirim, bacoparé, bacopari-miúdo, bacuri-miúdo, escropari e limãozinho. Seu nome, Bacuripari vem do tupi guarani e significa ‘fruta de cerca’ por causa dos ramos ascendentes que crescem na horizontal quando a planta nasce em áreas abertas ou ainda porque os índios a cultivavam para cercar suas roças.
Alguns benefícios
O Bacupari possui substâncias químicas que combatem os micróbios causadores de cáries. A 7-epiclusianona, encontrada no Bacupari mostrou-se tão potente quanto a clorexidina, o antibiótico mais forte usado pelos dentistas. A vantagem da 7-epiclusianona sobre a clorexidina, é que essa substância só mata as bactérias da boca, não escurece os dentes, não tem cheiro e nem gosto ruim.
As folhas do Bacupari são usadas para tratar doenças na pele, principalmente para tirar manchas. Por conter propriedades anti-inflamatórias, o Bacupari ajuda a acelerar o processo de cicatrização de vários tipos de feridas, pois ajudam as células da pele a se recuperarem mais rapidamente.
O Bacupari é utilizado na medicina popular em forma de chá para alívio de feridas e processos infeciosos e na prevenção de cáries dentárias.
Estudos anteriores já demonstravam a eficácia do Bacupari em matar bactérias que causam doenças no intestino.
Existem várias outras pessoas que bochecham o extrato do Bacupari para tratar a afta.
Existem também substâncias antibacterianas encontradas na casca do Bacupari. Há relatos de pessoas que usam as folhas da planta para tratar tumores e pedras no rim.
O Bacupari funciona como um tônico que ajuda a limpar e a compensar algumas características da pele, como o excesso de oleosidade. Mantém o equilíbrio natural, revigora e recupera a vitalidade da pele.
O Bacupari ajuda a dar mais energia ou a vitalidade dos tecidos após um período de fraqueza deixada por algumas doenças.
Mas o que mais chama a atenção para esta planta está relacionado à comprovação, por meio de estudos científicos, da eficácia do Bacupari para a cura do câncer, principalmente, do câncer de próstata e de mama, conforme nos informa o químico Marcelo dos Santos, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no vídeo abaixo (entre 1min14seg e 1min28seg).
Fontes:
https://www.vegetall.com.br/plantas-medicinais/bacupari/
https://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-bacupari-para-saude/
http://g1.globo.com/globo-reporter/videos/t/edicoes/v/bacupari-e-a-grande-esperanca-nas-pesquisas-contra-o-cancer/3198414/