Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis. (João 5, 43)
A crença judaica na vinda do Mashiach (uma armadilha para os judeus aceitarem o anticristo?)
O que significa a palavra Mashiach
Mashiach é a palavra hebraica para Messias. Messias significa um salvador ou ‘esperado como libertador’. Na verdade, a palavra Mashiach em hebraico significa ‘ungido’. Em hebraico bíblico o título Mashiach era concedido a alguém que atingisse uma posição de nobreza e importância. Por exemplo, o Sumo Sacerdote é mencionado como o Cohen Hamashiach. Na literatura talmúdica o título Mashiach, ou Melech Hamashiach (o Rei Messias) está reservado para o líder judaico que redimirá Israel no Final dos Dias.
Em que consiste a crença no Mashiach?
Um dos princípios da fé judaica enumerados por Maimônides é que um dia surgirá um líder judeu dinâmico, um descendente direto da dinastia do Rei Davi, que reconstruirá o Templo em Jerusalém e reunirá judeus de todas as partes do mundo, levando-os de volta à Terra de Israel. Todas as nações do mundo reconhecerão Mashiach como líder mundial e aceitarão seu domínio. Na Era Messiânica haverá paz no mundo, sem guerras e fome, e em geral, com um alto padrão de vida. Toda a humanidade adorará um único Deus e terá um modo de vida mais espiritual e moral. A nação judaica estará ocupada com o estudo da Torá e no entendimento de seus segredos. A vinda de Mashiach completará o propósito de Deus na criação.
Por que judeus creem num Mashiach humano?
Algumas pessoas acreditam que o mundo ‘evoluirá’ por si mesmo numa Era Messiânica sem um líder humano. Os cristãos sabem que o reino de Deus não é deste mundo.
‘Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo.' (João 18:36)
O Judaísmo, por sua vez, rejeita estas crenças. Mas creem no advento de um líder humano, cuja magnitude o mundo ainda não teria visto. Seu exemplo e liderança ímpares vão inspirar a humanidade a mudar de direção.
Onde o Mashiach é mencionado nas Escrituras?
As Escrituras estão repletas de citações messiânicas. Em Devarim 30:1 Moshê profetiza que, depois de os judeus terem sido espalhados aos quatro cantos da terra, virá um tempo no qual eles se arrependerão e voltarão a Israel, onde cumprirão todos os mandamentos da Torá. O profeta gentio Bilam profetiza que este retorno será liderado pelo Mashiach (Bamidbar 24:17-20). Yaacov refere-se a Mashiach pelo nome Shilo (Bereshit 49:10).
Os profetas Yeshayáhu, Yirmiyáhu, Yechezkel, Amos, Yoel e Hosea todos se referem à Era Messiânica. É interessante notar que na parede do edifício das Nações Unidas em Nova York está inscrita uma citação de Yeshayáhu (cap. 11:6): ‘E o lobo deitará com o cordeiro.’ Além disso, está claro pelos profetas, quando estudados no original hebraico, que Mashiach é um conceito judaico e acarretará um retorno à Lei da Torá, dominando firmemente qualquer ‘outra’ crença messiânica.
Que tipo de líder será Mashiach?
Mashiach será um homem que possui qualidades extraordinárias. Será proficiente tanto nas tradições escritas quanto nas orais da Torá. Lutará incessantemente pela observância da Torá entre os judeus e pela observância das Sete Leis Noahidas entre os não-judeus. Ele será escrupulosamente observante e encorajará outros a atingirem os mais altos padrões. Defenderá princípios religiosos e reparará as brechas em seu cumprimento. Acima de tudo, Mashiach será considerado um verdadeiro Rei, uma pessoa que lidera o caminho no serviço a D’us, totalmente humilde e inspirador.
Quando Mashiach virá?
Os judeus antecipam a chegada do Mashiach todos os dias. Nossas preces estão repletas de pedidos a D’us para introduzir a Era Messiânica. Até nos portões das câmaras de gás muitos judeus cantaram ‘Ani Maamin’ – Creio na vinda do Mashiach!
No entanto, o Talmud declara que há um tempo predestinado para Mashiach vir. Se formos merecedores, ele pode vir até antes do predestinado. Este ‘final dos tempos’ permanece um mistério, porém o Talmud declara que será antes do ano hebraico 6.000.(Estamos no ano judaico de 5767). Isso não afasta a possibilidade de Mashiach chegar hoje e agora, se merecermos. Deve-se notar que muitas autoridades de Torá são da opinião de que estamos na ‘época do Mashiach’ e o Rebe declarou em diversas ocasiões que a Redenção da Era Messiânica está iminente.
Reunir os exilados, reconstruir o Templo e trazer a paz ao mundo: eis o que é preciso que um descendente de Davi venha a realizar para ser aclamado pelos judeus como o Messias. Para os judeus, em toda geração há uma pessoa que potencialmente poderia ser o Mashiach. Quando D’us decidir que chegou a época, Ele concederá sobre aquele indivíduo os poderes necessários para que ele precipite a Redenção. Qualquer Mashiach em potencial deverá ser um descendente direto do Rei David, bem como erudito de Torá. Maimônides, um notável filósofo e codificador do Século 12, decreta que se surgir um ser humano possuindo as qualidades excepcionais atribuídas a Mashiach, pode-se presumir que ele é o potencial Mashiach. Se este indivíduo realmente conseguir reconstruir o Templo e reunir todos os exilados, então ele é o Mashiach.
O que precede a chegada de Mashiach?
O Talmud descreve o período imediatamente anterior ao advento de Mashiach como uma época de grande conflito. Haverá uma recessão mundial e os governos serão controlados por déspotas. Será nessa situação problemática que se dará a vinda de Mashiach.
Há uma tradição de que ocorrerá uma grande guerra, chamada a guerra de Gog e Magog, e há muita especulação sobre a hora exata desta guerra em relação à chegada de Mashiach.
Há uma tradição de que o Profeta Eliyáhu virá ao mundo anunciar a chegada iminente do Mashiach. No entanto, segundo outras opiniões, Mashiach pode chegar sem ser anunciado. Eliyáhu viria então para ajudar no processo de paz. Alguns sugerem que se Mashiach chegar em seu tempo predestinado, então Eliyáhu anunciará sua chegada, mas se Mashiach vier de repente, então Eliyáhu aparecerá depois que Mashiach vier.
Como foi mencionado antes, não está claro quando exatamente estes eventos ocorrerão. No entanto, esta incerteza não afeta o tema geral da chegada de Mashiach.
Profecias sobre o messias
Os Escritos Sagrados (A Tanach e o Velho Testamento da Bíblia) apontam para diversas profecias que sinalizariam ao povo quem seria o seu messias, como e quando se daria a sua vinda, quais seriam os seus feitos. Jesus teria cumprido muitas dessas profecias, a maioria delas somente nas suas últimas 24h de vida, vejamos:
Seria descendente de Davi - Predição: Isaías 9:7; Cumprimento: Mateus 1:1;
Seria feito primogênito de Deus - Predição: Salmos 89:27; Cumprimento: Colossenses 1:15;
Seria anunciado após a ordem para a reedificação de Jerusalém- Predição: Daniel 9:25; Cumprimento: João 12:12-13;
Seria Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz - Predição: Isaías 9:6; Cumprimento: João 7:46, 10:30; Apocalipse 1:8; Colossenses 1:20;
Receberia seu nome antes de nascer - Predição: Isaías 49:1; Cumprimento: Lucas 1:30-31;
Nasceria em Belém - Predição: Miquéias 5:2; Cumprimento: Mateus 2:1-6,11;
Nasceria de uma virgem - Predição: Isaías 7:14; Cumprimento: Mateus 1:18-25;
Seria Filho de Deus - Predição: 1 Crônicas 17:13-14 e Salmo 2:7; Cumprimento: Mateus 3:16-17 e João 9:35-37;
Seria Deus - Predição: Isaías 7:14; Cumprimento: Mateus 1:23;
Matariam crianças para tentar matar o messias - Predição: Jeremias 31:15; Cumprimento: Mateus 2:16-18;
Seria chamado do Egito - Predição: Oséias 11:1; Cumprimento: Mateus 2:14,15;
Seria chamado ‘Nazareno’ (forma de desprezo) - Predição: Foi ‘dito’ e não ‘escrito literalmente’ e Isaías 53:3; Cumprimento: Mateus 2:19-23 e João 1:46;
Seria experimentado em trabalhos - Predição: Isaías 53:3; Cumprimento: Marcos 6:3;
Ministraria na região da Galiléia - Predição: Isaías 9:1-2; Cumprimento: Mateus 4:12-17;
Seria Profeta - Predição: Deuteronômio 18:15,18; Cumprimento: Mateus 21:11;
Seria sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque - Predição: Salmo 110:4; Cumprimento: Hebreus 6:17-20;
Seria ‘A Pedra’ - Predição: Isaías 28:16 e Salmos 118:22; Cumprimento: 1 Coríntios 10:4;
Seria Rei - Predição: Salmo 2:6; Cumprimento: João 12:12-13;
Seu trono é eterno - Predição: 1 Crônicas 17:11-12; Cumprimento: Lucas 1:32-33;
Aquele que o precederia prepararia o caminho e viveria no deserto - Predição: Isaías 40:3; Cumprimento: Mateus 3:1-3 e Marcos 9:11-13;
Seria luz das nações - Predição: Isaías 9:2; Cumprimento: Mateus 4:12-16;
Anunciaria aos gentios o juízo - Predição: Isaías 42:1,6; Cumprimento: Mateus 12:9-21;
Viria para todos os povos - Predição: Isaías 11:10; Cumprimento: Atos 13:47-48;
Falaria em parábolas - Predição: Salmos 78:2; Cumprimento: Mateus 13:34-35;
Seria Senhor à destra de Deus - Predição: Salmo 110:1; Cumprimento: Mateus 22:41-45 e Marcos 16:19;
Após a morte do messias, Jerusalém seria destruída por outro povo - Predição: Daniel 9:26; Cumprimento: A história nos mostra que Jerusalém foi destruída em 70 d.C. por Tito Flávio, general romano.
Após a destruição de Jerusalém, até ao fim, haveria guerra e assolações - Predição: Daniel 9:26b; Cumprimento: A história nos mostra que Jerusalém é o principal palco de guerras e conflitos em todo o mundo desde então, até os dias de hoje. O verso 27 de Daniel 9 fala sobre a última semana profética que ainda não se cumpriu, e que precede a segunda e definitiva vinda no nosso Senhor, no que o Novo Testamento é chamado de ‘a tribulação’ ou ‘tempo de angústia para Jacó’ (Jeremias 30:7).
Apesar de tudo isso, para alguns dos judeus, Jesus não é o seu messias, pois entre outras coisas, não teria cumprido algumas profecias que eles esperam que o messias cumpra em sua chegada. São elas:
Reunião dos Judeus de volta à Israel (Isaías 11:10-12);
A construção do terceiro Templo (Ezequiel 37:26-28; 40-46);
Paz mundial (Isaías 2:4);
Que o Deus de Israel seja o único Deus de toda a terra (Zacarias 14:9).
O falso messias
Segundo a maioria dos sites de conteúdo judaico, para que eles reconheçam alguém como sendo o seu messias será preciso que este se enquadre nos seguintes itens:
Será precedido por Elias (Malaquias 4:5);
Construirá o Terceiro Templo em Jerusalém (Ezequiel 37:26-28; 40-48);
Agrupará a Casa de Jacó (Isaías 11:12);
Será descendente de David (1Reis 8:15-20) [Aqui há alguns que negam.];
Será um líder Espiritual, Político e Militar à Israel (Isaías 2:3, 11:2; Daniel 7:14);
Trará a paz mundial (Isaías 2:4);
Trará o conhecimento Universal de Deus (Isaías 11: 9; Jeremias 31:34);
Todas as demais profecias da Tanakh sobre o messias serão postas de lado, e somente as citadas acima serão levadas em consideração, somadas as especulações rabínicas dos demais textos sagrados judeus, assim facilmente a Bíblia se cumprirá mais uma vez. Eles serão conduzidos à ‘operação do erro’ (2 Tessalonicenses 2:11; Jeremias 8:5).
Diversos rabinos judeus já têm se levantado alertando a população de que a vinda desse messias é iminente e convocando todos os judeus a voltarem para sua terra (para já cumprirem a profecia nº 3), sem falar dos esforços para a reconstrução do terceiro Templo que já estão a todo vapor.
O falso messias será levado ao trono, assumirá o posto de líder, fará acordos, prodígios e sinais, e aparentemente trará a paz, mas após algum tempo se revelará verdadeiramente, e tempos extremamente difíceis virão (Daniel 11:21-45), até que eles não tenham mais saída, tamanha a assolação que os aguarda, e só assim, reconheçam a Jesus como seu Senhor, aí então Ele virá em glória.
‘Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.’ (Mateus 23:39)
‘Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!’ (Mateus 23:37)