Calendula arvensis (Calendula ou erva-vaqueira)
A calêndula, ou o mal me quer, tem muitos usos. A calendula tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Você também pode enrolar uma bola de pétalas de calêndula entre os dedos, que pode ser aplicada diretamente em uma picada de inseto ou irritação por urtiga. Isso ajudará a adormecer qualquer dor que você estiver sentindo.
Fazendo o extrato do calêndula
Para fazer o extrato, você precisará de algumas pétalas de calêndula seca. Seque-as ao sol ou em um local quente e arejado para maximizar as propriedades medicinais da flor. O extrato de calêndula pode ser armazenado por um longo período de tempo, e é uma adição digna de qualquer armário de medicina fitoterápica.
Ingredientes:
• Pelo menos 50 gramas de pétalas de calendula seca
• Álcool de cereais suficiente para cobrir as pétalas (pelo menos 500 a 700 ml)
Passos:
1. Colocar a calêndula num recipiente limpo. Certifique-se de que as pétalas estejam separadas umas das outras, então despeje o álcool sobre elas. Mexa a mistura suavemente e mantenha-a longe da luz solar direta durante duas semanas.
2. Misture delicadamente e pressione as pétalas a cada dois ou três dias. Deixe na infusão.
3. Coloque o líquido em um prato largo e limpo, usando um pano de musselina. Aperte as pétalas com força para extrair o máximo possível da essência do calêndula.
4. Cubra o prato cheio de óleo com um pedaço de tecido ou um papel alumínio. Certifique-se de que o pano/papel alumínio não esteja tocando o líquido no prato.
5. Deixe o álcool evaporar. A taxa de evaporação do álcool variará de acordo com a temperatura e a umidade, mas pode levar pelo menos uma a duas semanas.
6. Verifique o óleo constantemente. Você pode então coar e engarrafar a tintura, mas só quando o extrato ainda estiver líquido. Isso será mais difícil de fazer uma vez que se torne viscoso.
7. Para um extrato resinoso mais pegajoso, espere até que todo o álcool tenha evaporado. O ‘resíduo brilhante’ deixado para trás pode então ser colhido em uma jarra pequena.
O extrato de calêndula e o extrato mais pegajoso durarão pelo menos dois a três anos, desde que sejam mantidos em vidro marrom ou verde ou em frascos opacos. Armazene o extrato longe da luz solar direta.
O extrato de calêndula pode ser usado para ‘tratar infecções no ouvido, febre baixa ou outras doenças’. Basta diluir as gotas da tintura em alguma água.
Você também pode usar a resina diretamente em pequenas feridas para aliviar a dor e facilitar a cicatrização. O extrato também pode ser usado como uma tintura, um reforço do sistema imunológico e para apoiar a função saudável do fígado.
Benefícios do chá de calêndula
A calêndula também pode ser usada para fazer um chá de ervas que tem muitos usos. Uma maneira de fazer o chá de calêndula é enchendo um frasco à prova de calor com flores frescas. Despeje água quente sobre as flores e cubra. Deixe a mistura infundir até que o chá esteja frio o suficiente para beber.
Aqui estão outros usos para o chá de calêndula:
• Um gargarejo para dor de garganta.
• Um enxágue bucal para acalmar bolhas, gengivas inflamadas ou tordo.
• Um enxaguante de olhos para prurido nos olhos causado por alergias, secura e conjuntivite. Passe o chá por um filtro de café antes de usar o líquido para enxaguar os olhos.
• O chá pode ser usado como uma loção facial para a pele ‘propensas a acne e brotoejas’.
• Como banho para os pés para tratar condições fúngicas como o pé-de-atleta.
• Um enxaguante do cabelo (após o shampoo) para aliviar a coceira.
• Como um spray para desinfetar feridas (transferir para um pequeno frasco de spray).
Você pode ler mais artigos sobre outras ervas medicinais e curas naturais em Herbs.news.
Fonte: https://www.naturalnews.com/2018-01-27-make-your-own-calendula-extract-step-by-step-instructions-for-this-multipurpose-medicine.html