Uma enorme tempestade solar, ou tempestade geomagnética, se dirige à Terra e deve atingir o planeta em 6 de maio, de acordo com um relatório da NASA.
O Sol abriu três buracos coronais, expelindo uma enorme quantidade de partículas cósmicas em direção à Terra, segundo o relatório da NASA. O relatório afirmou ainda que as partículas cósmicas acabariam por criar uma tempestade geomagnética ou tempestade solar.
A National Oceanic and Atmospheric Administration – NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) disse em comunicado: 'Os meteorologistas da NOAA dizem que as tempestades geomagnéticas da classe G1 são possíveis quando o material gasoso chegar. Os observadores do céu de alta latitude devem estar atentos às auroras de fim de semana, especialmente no hemisfério sul, onde o aprofundamento da escuridão do outono favorece a visibilidade das luzes do sul.'
No entanto, alguns especialistas acreditam que as consequências da tempestade solar podem ser muito mais graves do que apenas a aparência de luzes do sul (Aurora Austral).
Os especialistas disseram que a tempestade solar poderia afetar a tecnologia baseada em satélite da Terra e do planeta poderia testemunhar um apagão parcial de tecnologia.
O que é uma tempestade magnética?
A tempestade magnética, também é conhecida como a tempestade solar, é um distúrbio temporário causado por uma onda de choque do vento solar atingindo a magnetosfera da Terra. A tempestade solar é classificada em 5 categorias – G1, G2, G3, G4 e G5. Enquanto o G1 é considerado uma tempestade menor, o G5 pode causar consequências terríveis na Terra.
De acordo com o Joint Research Centre – JRC (Centro de Pesquisa Conjunta) da União Europeia, as fortes tempestades solares têm a capacidade de impactar negativamente os sistemas cruciais de navegação e controle em toda a rede ferroviária daquele continente.
Fonte: http://www.newsnation.in/science-news/severe-solar-storm-to-hit-earth-on-may-6-partial-tech-blackout-feared-says-nasa-reports-article-195821.html via ovnihoje.com