O organismo responsável por uma infecção letal que pode destruir tecidos cerebrais contagia pelo nariz e já deixou vítimas fatais em ocasiões anteriores.
Uma ameba mortal 'comecérebros' foi detectada novamente no sistema de água potável da localidade de Terrebonne (Louisiana, EUA) e causa pânico entre a população, informa a WWL-TV.
As autoridades locais alertaram os habitantes da área sobre os perigos que a 'Naegleria fowleri' traz, um organismo capaz de causar uma infecção fatal que leva à destruição dos tecidos cerebrais.
O consumo de água contaminada com essa ameba não representa um risco para a saúde, insiste o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), mas urge evitar que a água do chuveiro penetre pelo nariz - uma vez que é justamente pelas fossas nasais que se pode contrair a infecção - e não mergulhar a cabeça na banheira, bem como proibir as crianças de brincar com mangueiras e aspersores sem a supervisão de um adulto.
É detalhado que é a terceira vez em que a presença desta ameba mortal é encontrada na água da torneira naquela localidade. Após essa nova confirmação, os moradores já pararam de nadar nos rios e córregos locais, e até mesmo em suas próprias piscinas, por medo da doença.
• A ameba 'Naegleria fowleri' foi encontrada pela primeira vez na rede de água potável de Louisiana após a morte de um menino de quatro anos em setembro de 2013.
• Em janeiro de 2015, outro caso da morte de um menino de 5 anos em um hospital de Nova Orleans foi confirmado.
• Em agosto do mesmo ano, um adolescente de 14 anos morreu da mesma infecção depois de tomar banho com sua equipe esportiva em um lago em Louisiana.
• Em fevereiro de 2018, a primeira morte foi relatada devido à 'ameba comecérebros' na Argentina.
Fonte: https://actualidad.rt.com/actualidad/275965-ameba-comecerebros-detecada-agua-potable
Busca