O chefe da primeira nação de Vuntut Gwitchin, Dana Tizya-Tramm, diz que a comunidade de Old Crow, em Yukon, enfrenta um estado de emergência por causa da mudança climática.
Autoridades da comunidade mais ao norte do Yukon declararam estado de emergência, dizendo que o modo de vida tradicional em Old Crow está sob ameaça. ‘Vai ser um piscar de olhos antes que meu bisneto esteja vivendo em um território completamente diferente, e se isso não for uma emergência, eu não sei o que é’, disse Dana Tizya-Tramm, chefe do Vuntut Gwitchin First Nation, após uma cerimônia marcando o estado de emergência em 19 de maio.
‘Estamos vendo pássaros em nossa comunidade que nunca vimos antes. Suas migrações estão mudando, a neve está mudando, os rios estão mudando. Tudo está mudando bem na frente dos nossos olhos.’
Lorraine Netro, um membro da Vuntut Gwitchin First Nation e defensora do meio ambiente, disse que está com medo do que poderia acontecer se as pessoas não começassem a trabalhar agora para reverter os efeitos da mudança climática.
‘Estamos espiritualmente conectados à nossa terra, à nossa água e aos nossos animais, e é nossa única responsabilidade garantir que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para cuidar da terra e da água para as gerações futuras’, disse ela.
Tizya-Tramm disse que a declaração não vem com um pedido de financiamento. Em vez disso, ele espera criar um caminho para outras comunidades indígenas seguirem.
‘E daqui esperamos criar um acordo climático Indígena, seja pan-ártico ou do outro lado do Círculo Polar Ártico, mas deve começar com o Ártico’, disse ele.
Tizya-Tramm está trabalhando de perto com Kluane Ademek, chefe regional da Yukon para a Assembléia das Primeiras Nações, para trazer outras Primeiras Nações Yukon a bordo. É onde o Comitê Gestor de Gwich'in está realizando a Cúpula do Clima Ártico Indígena. Delegados de Gwich de comunidades de todo o Norte viajarão para lá para compartilhar suas preocupações sobre a mudança climática, o bem-estar do rebanho de porcos caribu e a segurança alimentar.
Eu não sei se é mudança climática... Mas há realmente algo a fazer para reverter o nosso caos climático! O que está acontecendo agora é insano. Logo, a degradação do mundo natural será a crise existencial da humanidade.
Busca