Turistas e moradores assistiram um porto em Vancouver com águas incrivelmente vermelhas. E alguns tiveram a sorte de tirar fotos da incomum água vermelha ... E parece algo realmente saído de um filme de terror.
Ao longo da semana, várias fotos foram publicadas on-line do porto de Vancouver. Estas não eram imagens comuns, devido as águas parecerem de um vermelho brilhante!
Esta não é a primeira vez que as águas de Vancouver se transformaram nesta vibrante cor vermelho sangue e isto é inteiramente devido a uma proliferação de algas. As algas produtoras desse fenômeno - Noctiluca scintillans - são erroneamente conhecidas como ‘maré vermelha’. Não deve ser confundido com envenenamento por maré vermelha em peixes. De acordo com a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), a intoxicação por maré vermelha ocorre quando as colônias de algas crescem fora de controle enquanto produzem efeitos tóxicos de moluscos bivalves e outros mamíferos marinhos em casos extremos. Se esses moluscos forem comidos por humanos, podem leva-los a ter doenças graves e potencialmente fatais, como ‘intoxicação paralisante por moluscos’ e ‘intoxicação amnésica por moluscos’.
Blooms (Proliferação de algas e/ou outras plantas aquáticas na superfície de lagos ou lagoas) como estes podem ser causados por uma série de coisas, incluindo mudanças climáticas, atividade humana ou uma combinação de marés e temperaturas. Elysha Gordon, coordenadora canadense do programa de saneamento de moluscos com o DFO, explicou que as algas coloridas não são prejudiciais aos seres humanos.
Blooms geralmente ocorrem de maio a setembro. Na verdade, esta não é a primeira vez que isso acontece em Vancouver. Há toneladas de fotos e vídeos on-line de anos anteriores, mostrando a cor misteriosa.
Não há uma resposta clara sobre quanto tempo essa proliferação de algas se manterá nos portos e praias de Vancouver, mas enquanto as condições permanecerem ideais para a floração, ela permanecerá.
O Departamento de Pesca e Oceanos do Canadá encerrou a coleta de marisco em muitas áreas da costa sul de Boston, por causa da proliferação de algas, incluindo de Bowen Island a Squamish e Vancouver Burrard Inlet. O DFO também adverte que cozinhar mariscos de uma área fechada não destrói todas as biotoxinas, as quais podem causar intoxicação paralisante por moluscos. O conselho do parque de Vancouver disse na quinta-feira que a Vancouver Coastal Health não avisou a diretoria sobre nenhum problema de qualidade da água por causa da proliferação de algas, então não há avisos colocados nas praias.
Mas eu ainda aconselho a não beber muito dessa água... E é claro que eu não comeria muito marisco agora. Você terá tempo de sobra após essa rara floração de algas vermelhas. Seja cuidadoso!
Fonte: https://strangesounds.org/2019/07/vancouver-red-waters-pictures-video.html