É muito bom poder limpar o nosso organismo das toxinas que ingerimos diariamente através dos alimentos industrializados, agrotóxicos e a química presente na água que bebemos. Um bom detox ajuda a melhorar nossos níveis de energia e a nossa saúde. Chega também a nos dar mais clareza mental, ajuda a reduzir a ansiedade e até a emagrecer. Creio que a maioria das pessoas já tem consciência disso. E é por isso que receitas de detox fazem tanto sucesso.
Entretanto, tem algo que a maioria não sabe. Existem as toxinas que não vem de fora. A maior parte delas é produzida por nós mesmos. E tem gente que é uma verdadeira fábrica de produzir toxinas o tempo todo… E se você deseja realmente se desintoxicar de uma forma mais permanente, precisa começar a reduzir a produção dessa fábrica. Vou explicar melhor.
Cada emoção negativa que você gera, produz uma química que inunda o seu corpo e provoca inúmeros efeitos desagradáveis.
Imagine como deve ser a química de sentimentos como ódio e tristeza… Verdadeiros venenos que intoxicam nosso corpo, mente e alma.
As emoções produzem alterações químicas e físicas no corpo (tanto no rosto, onde podem ser vistas pelos outros, como internamente, onde são sentidas por nós mesmos). A raiva, a angústia, o stress, por exemplo, aumentam a pressão do sangue que, por vezes, poderá romper um vaso sanguíneo no cérebro e produzir um AVC. Também, outra alteração interna da raiva é produzir o estreitamento das artérias coronárias; isto poderá produzir morte por trombose da coronária.
Todas as modificações químicas e físicas no corpo que são produzidas pelas emoções transmitem-se do cérebro pelo (1) sistema nervoso autônomo e (2) pelas glândulas endócrinas.
A medicina chinesa diz que a raiva afeta o fígado; a tristeza os pulmões; o medo afeta os rins. Mas não é só a raiva, ódio, tristeza e o medo que produzem toxinas e afetam os nossos órgãos. Todo e qualquer sentimento negativo produz uma química que afeta não somente os nossos órgãos, mas também a pele, os músculos (causando tensões), a postura, os hormônios, e principalmente a imunidade.
Ao passar por uma situação de raiva, seu organismo vai produzir a química daquela emoção e ela vai inundar o seu corpo. Passado o momento da raiva, você esquece o que aconteceu, mas o seu inconsciente normalmente vai armazenar uma parte daquele sentimento. É por isso que, quando você volta a lembrar do fato, tempos depois, a raiva poderá vir à tona novamente. Na verdade, é porque ela não foi embora 100%. E essa parte que fica no seu inconsciente é como se fosse uma fábrica permanente de produzir toxinas.
Esse mesmo processo acontece para todos os sentimentos que você vem acumulando durante a sua vida: mágoa, tristeza, frustração, culpa, arrependimento, medo… Boa parte das emoções que nós sentimos ao passarmos por experiências (negativas ou positivas) ficam armazenadas no nosso inconsciente. A prova disso é que, se você começa a relatar, por exemplo, alguma experiência desagradável do passado, vários sentimentos negativos vêm à tona. Eles estavam lá o tempo todo, silenciosamente, prontos para produzirem novamente uma química que intoxicará mais uma vez a sua mente e corpo.
Por isso devemos fazer um detox emocional, que é uma varredura completa nas emoções que viemos acumulando ao longo de nosso histórico de vida. E uma receita para fazer isto é seguindo o que Jesus disse: perdoar para ser perdoado. Colocar tudo aquilo que nos fez mal nas mãos de Jesus e pedir para Ele cuidar daquela situação e daquela(s) pessoa(s), e assim nos curar e libertar de qualquer laço negativo que nos prenda a essa(s) pessoa(s). Deus é um Deus libertador e curador, ele nos liberta, basta que peçamos isto a Ele de coração.
Mas, da mesma forma que você deve evitar alimentar o seu corpo com alimentos industrializados cheios de veneno, evite alimentar seus pensamentos e sentimentos com coisas negativas.
E o maior motivo para iniciar todos este processo, e concluir por uma limpeza na mente, na alma e no coração, é e sempre vai ser o abaixo:
Fontes: www.eftbrasil.com.br / www.webartigos.com / libertesuamente13.blogspot.com.br