O mundo precisa fazer mais para se preparar para a próxima enorme erupção vulcânica, afirma uma equipe de cientistas líderes.
A erupção do Monte Santa Helena causou a morte de 57 pessoas. Crédito: KPA/Zuma/REX/Shutterstock A humanidade não tem enfrentado um desastre vulcânico cataclísmico desde pelo menos o ano 1815, quando a erupção de Tambora na Indonésia matou dezenas de milhares de pessoas e levou a um 'ano sem verão' na Europa e na América do Norte. E agora, uma equipe de geólogos renomados diz que o mundo não está preparado para a próxima grande erupção e insiste que precisamos fazer mais para nos prepararmos para a próxima enorme erupção vulcânica, que pode prejudicar o comércio global, as comunicações e os sistemas financeiros.
Em contraste com a erupção VEI-5 do Monte Santa Helena em 1980, ou a erupção VEI-6 do Monte Pinatubo nas Filipinas em 1991, uma erupção VEI-7 seria de uma escala totalmente diferente e em um ambiente totalmente diferente.
Vivemos em um mundo globalizado
Agricultura, saúde, sistemas financeiros e outros aspectos da vida moderna estão muito mais interconectados globalmente do que há apenas algumas décadas atrás.
Oito anos atrás, uma erupção classificada apenas como VEI 3 - Eyjafjallajökull, na Islândia - paralisou o tráfego aéreo europeu por dias devido ao perigo de voar por cinzas vulcânicas. O evento causou uma estimativa de US $ 5 bilhões em perdas econômicas.
Os pesquisadores devem começar a se preparar para uma erupção do VEI-7 estudando os possíveis efeitos das cinzas nos links de comunicação cruciais ou para melhorar sua compreensão de como grandes quantidades de magma se acumulam e entram em erupção, ajudando assim a prever onde o próximo evento do VEI-7 pode ocorrer.
Candidatos para a próxima grande explosão
Os pesquisadores já têm uma longa lista de vulcões candidatos que podem ser capazes de uma explosão VEI-7. Eles incluem Taupo, na Nova Zelândia, local da última erupção mundial do VEI-8, 26.500 anos atrás, e o Monte Damavand, no Irã, que fica a apenas 50 quilômetros de Teerã.
A preparação para erupções raras, mas mortais, é tão importante quanto lidar com as menores e mais frequentes. Mesmo com a menor probabilidade desses eventos maiores, quando eles ocorrerem, as pessoas recorrerão aos cientistas, treinadores de emergência, governos e outras entidades e esperarão que estes estejam preparados.
É nosso dever para com nossas comunidades pesquisar sobre erupções potencialmente devastadoras, para que possamos orientar as pessoas sobre o que fazer.
Esse é um outro lembrete - entre centenas – preparar-se e estar pronto para qualquer grande cataclismo que inevitavelmente atingirá a Terra e mudará sua forma no futuro. As possíveis consequências da próxima erupção VEI-7 são discutidas em um novo artigo publicado na Geosphere and Nature.
Busca