Os primeiros registros de montagem do presépio datam de 1223, e a montagem foi criada por São Francisco de Assis. Ele montou a primeira representação confeccionada em argila dentro de uma gruta na Itália, sua intenção foi mostrar a natividade do Menino Jesus de uma maneira simples. Porém, não foi fácil popularizar os presépios, pois, nesse período, São Francisco encontrava uma grande dificuldade já que a Igreja não permitia representações litúrgicas em suas paróquias. Mas, como Francisco estava focado em lembrar as pessoas da importância da natividade de Jesus Cristo, pediu ao Vaticano uma dispensa dessa proibição.
O Presépio no Brasil
O primeiro presépio foi trazido ao Brasil no século XVI pelo Padre José de Anchieta no ano de 1552, assim iniciando também em nosso país essa linda tradição.
Quando montar o Presépio
Por se tratar de um ícone de uma representação litúrgica o presépio também possui uma data correta para sua montagem e para sua desmontagem.
O presépio sempre deve ser montado no primeiro domingo do advento (primeiro domingo de dezembro), e sua desmontagem deve ser feita no dia 6 de janeiro, quando se celebra a Epifania do Senhor.
Quais as peças que compõem o Presépio?
O presépio tradicional é composto por 9 peças que nos trazem a importância da natividade de Nosso Salvador Jesus Cristo.
Nossas casas devem possuir os sinais de nossa fé cristã, mostrando que pertencemos a Jesus Cristo. Durante o tempo do Natal, armamos presépios em nossos lares, e também em paróquias, locais públicos e de trabalho. Mais do que uma decoração, o presépio é um ato piedoso de devoção que nos convida a orar.
No vídeo abaixo, Padre Paulo Ricardo dá indicações de como podemos usar o presépio para progredir em nossa vida de oração.