A nossa casa deve ser o nosso templo. Local de repouso, de partilha de boas energias e de desintoxicação. Mas para isso temos de cuidar do seu ambiente – evitar compostos químicos na limpeza da casa, no cuidado pessoal e na aromatização do ambiente, optando por alternativas mais saudáveis. Uma vez que, hoje em dia, grande parte das pessoas passa em média 8 horas no local de trabalho, este também deve ser agradável, potenciando a produtividade.
Um investigador da NASA, Dr. Bill Wolverton, descobriu que certas plantas domésticas comuns são purificadoras naturais do ambiente. Além de absorverem o dióxido de carbono e libertarem oxigênio, através do processo de fotossíntese, também removem do ambiente certos elementos prejudiciais para a saúde humana, como o benzeno e o formaldeído (que encontramos no cigarro, por exemplo). Esta pesquisa surgiu para que nas viagens espaciais ou nas estadias na estação espacial internacional houvesse uma forma de purificar e melhorar a qualidade do ar nestes ambientes fechados que contém demasiados materiais sintéticos.
Segundo este estudo, certas plantas verdes e flores têm a capacidade elevada para retenção, filtragem e eliminação de agentes nocivos, bem como as suas raízes e bactérias presentes no solo ajudam a eliminar vapores tóxicos. Cada planta filtra o ar por cada 10m2, mas para que funcione na sua plenitude deve-se ter certos cuidados: limpeza do pó nas folhas, regas, boas drenagens, exposição solar (se for o caso), etc. As plantas são seres vivos e por tal necessitam de cuidados.
Deixamos aqui dicas de algumas plantas purificadoras para que se possa compreender melhor como usá-las:
Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisíi) – indicados para removerem qualquer tipo de poluente dentro de ambientes fechados. Habitualmente usado nos WC’s e cozinhas onde existe maior concentração de umidade e prevalência de fungos e bolores. Eliminando o formaldeído e o tricloroetileno. Planta que transmite harmonia. Necessita de luz mas não sol direto. A rega deve ser feita próximo à raiz. Não gosta de temperaturas abaixo de 15ºC.
Gerberas (Gerbera L.) – Recomendadas para salas, quartos e alguns locais de trabalho (lavanderias, cabeleireiros e industrias químicas). Indicadas contra fumo de cigarros e semelhantes. Têm a capacidade de melhorar o sono pois absorvem o dióxido de carbono (CO2) e emitem mais oxigênio (O2) durante a noite. São eficazes na remoção de tricloroetileno (solvente industrial e desengordurante usado nas limpezas a seco) e benzeno (encontrado em tintas). Necessitam de bastante luz e umidade no solo.
Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata) – indicada para todos os locais de trabalho para atrair bonança e afastar mau-olhado, mas essencialmente para lavanderias e WC’s (remove formaldeídos presentes nos tecidos sintéticos e produtos de cuidado pessoal). Resistente a temperaturas tanto altas como baixas e apresenta grande resistência em ambientes fechados, com pouca luz e úmidos. Requer poucos cuidados, pouca rega. Melhor local: atrás de uma porta.
Aloe Vera ou Babosa (Aloe Vera) – capacidade de limpeza e purificação de ambiente (remove o formaldeído e benzeno), para além disso o gel de suas folhas é um potente cicatrizante para queimaduras e feridas. Uma ótima escolha para uma janela do quarto ou da cozinha em que bate sol, isso porque ela adora a luz solar e cresce com facilidade.
Dracena (Dracena marginata) – possui folhas finas com bordas vermelhas e é famosa por ser uma planta de crescimento lento e floração com poucas exigências. É capaz de filtrar toxinas presentes no ar e remover formaldeído, benzeno e xileno, o que a torna ótima para cabeleireiros. Deve-se colocar em zonas com boa iluminação.
Cactos (Cactaceae) – criam uma barreira contra ondas eletromagnéticas, portanto devem ser colocados junto de televisores, computadores e micro-ondas. Requerem pouca água e poucos cuidados.
Há muito mais opções dentro do mundo das plantas; tudo depende do gosto pessoal e objetivo do uso da planta.
Uma coisa garanto: envolver-se em verde vai proporcionar uma existência mais harmoniosa e saudável.
http://www.jardimdomundo.com/purifique-o-ar-de-sua-casa-com-plantas/