Os cientistas descobriram um vírus misterioso nunca visto, em um lago no Brasil.
Os cientistas descobriram um vírus misterioso nunca visto em um lago no Brasil. Eles o chamaram de Yaya, em homenagem a uma sereia que atraiu soldados para a água até a morte.
O novo vírus desconhecido foi descoberto no lago Pampulha, um lago artificial na cidade de Belo Horizonte, Brasil, em janeiro.
Nomeado após a sereia mitológica Yara, o Yaravirus deixou os cientistas perplexos porque não parece estar relacionado a nenhum outro vírus no mundo.
O novo vírus contém 74 genes no total, dos quais apenas seis já haviam sido registrados na literatura. Em outras palavras, 90% dos genes do Yaravirus nunca foram vistos antes, tornando-o totalmente único.
A descoberta ocorre em meio ao surto de um novo vírus assassino em todo o mundo, iniciado na China.
O yaravírus foi retirado de uma criatura unicelular chamada ameba e os cientistas já especulam que representa o primeiro caso isolado de um grupo desconhecido de vírus amebal, descrevendo o Yayavirus como uma ' nova linhagem de vírus amebal com origem e filogenia intrigantes '. em um artigo publicado no servidor bioRxiv.
Por enquanto, o Yaravirus não parece ameaçar os seres humanos. Só pode transferir entre amebas.
Dois anos atrás, uma nova novidade de vírus gigante chamada Tupanvirus, novamente em homenagem a um deus mitológico, foi encontrada em um lago no Brasil.
Enquanto isso, outro vírus novo, o coronavírus COVID-19, descoberto em dezembro de 2019, está se espalhando entre a população humana em alta velocidade.
Teme-se que o coronavírus tenha o potencial de infectar mais de 60% da população se os métodos de contenção falharem, com base nas principais previsões das autoridades médicas de Hong Kong.
Busca