O Século XVl foi muito triste para a Europa, com muitas doenças e a grande peste, conhecida como "a peste negra". Ela assolou todo o continente, principalmente Portugal. O ano de 1569 foi o pior de todos. Os hospitais estavam lotados, não havia onde colocar tantos doentes, muitas pessoas já haviam morrido. O Rei de Portugal, Dom Sebastião, sem mais recursos, pediu ajuda até para a Espanha mandar seus médicos e remédios para o socorro.
O povo de Portugal, em desespero, organizou várias missas orações e procissões com a imagem de Nossa Senhora durante vários meses. Perto da igreja da cidade de Sacavém, os coveiros tiveram que abrir muitas covas para enterrar tantas pessoas que já haviam morrido por causa da peste. E aconteceu que, ao abrirem uma cova, acharam uma pequena imagem de Nossa Senhora. Todos viram o fato como um milagre e começaram a rezar e fazer procissões pedindo o fim da peste. Até mesmo a corte real começou a participar de procissões e orações pedindo socorro aos céus. Do nobre ao indigente, todos começaram a participar orações e procissões pedindo o socorro do céu. Então, as pestes começaram a diminuir e a mortandade acabou.
A população então escolheu o dia 20 de abril para comemorar o fim da grande peste, e com uma grande procissão, escolheram o nome de "Nossa Senhora da Saúde", para agradecer a ajuda de Maria Santíssima. A partir deste ano de 1570, em todos os anos é comemorado o dia da Santa que acabou com a peste em Portugal. Esta devoção, então, se expandiu para a Espanha e por toda a Europa, e Nossa Senhora é lembrada e venerada com este nome há 450 anos.
Na cidade de São Paulo existe a Igreja de Nossa Senhora da Saúde. A Paróquia recebeu uma imagem da Santa, vinda de Portugal. Todo dia 15 de agosto é celebrada a festa em honra a Nossa Senhora da Saúde.
A imagem de Nossa Senhora da Saúde é rica em símbolos. Vamos conhecê-los.
A taça na mão de Nossa Senhora da Saúde é o grande símbolo que a diferencia. Essa taça simboliza o remédio e a saúde. Nossa Senhora como Mãe de Jesus, pode interceder e alcançar para nós a grande graça que é a saúde. Sua intercessão pode livrar multidões de pestes contagiosas, como já aconteceu várias vezes na história.
Outras vezes, a intercessão de Maria pode ajudar e inspirar médicos, pesquisadores e profissionais da saúde a encontrarem a cura para determinado mal. O livro do Eclesiástico 38, 1-8 trata deste assunto: 'Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou. Toda a medicina provém de Deus. A ciência do médico o eleva em honra; ele é admirado na presença dos grandes. O Senhor fez a terra produzir os medicamentos: o homem sensato não os despreza. O Altíssimo deu aos homens a ciência da medicina para ser honrado em suas maravilhas; e dela se serve para acalmar as dores e curá-las; o farmacêutico faz misturas agradáveis, compõe unguentos úteis à saúde, e seu trabalho não terminará, até que a paz divina se estenda sobre a face da terra.'
Não é à toa que Nossa Senhora insiste na conversão, na vida de oração e na busca de Deus. Hoje a ciência confirma que uma vida em paz tem mais saúde. A ciência de hoje provou que a oração faz bem para a saúde. É por isso que a Virgem Maria pede que nos voltemos para Deus. Ela é Nossa Senhora 'da Saúde' e quer que vivamos sadios física, mental e espiritualmente. O livro do Eclesiástico 38, 9-12 também fala sobre isso: 'Meu filho, se estiveres doente não te descuides de ti, mas ora ao Senhor, que te curará. Afasta-te do pecado, reergue as mãos e purifica teu coração de todo o pecado. Oferece um incenso suave (ou seja, 'reze', pois o incenso é símbolo da oração). Em seguida dá lugar ao médico, pois ele foi criado por Deus; que ele não te deixe, pois sua arte te é necessária.' Oração e medicina; alma e corpo. É assim que nós somos.
O manto azul de Nossa Senhora da saúde simboliza o céu e a intervenção divina em nossa saúde.
A túnica vermelha de Nossa Senhora da saúde simboliza o Sangue de Cristo, a Paixão e as chagas de Jesus pelas quais nós fomos curados: 'Por suas chagas fomos curados.' (Isaías 53, 5)
Jesus Cristo é o remédio dos remédios, o portador da saúde por excelência, o médico dos médicos. Se a taça simboliza a ciência e a medicina, Jesus é quem, de fato, cura o corpo e a alma. Por isso Maria tem a taça e o menino Jesus, porque a verdadeira cura sempre vem de Deus.
A túnica branca do Menino Jesus simboliza a pureza. Estando nos braços de Nossa Senhora da Saúde, esta túnica branca simboliza também a saúde que vem de uma vida pura.
O fato de a imagem de Nossa senhora da Saúde ter sido encontrada ao se cavar uma cova tem um significado, uma mensagem. Nossa Senhora está dizendo que na dor, na morte, encontra-se o caminho da vida, o caminho do céu. Morrer para si e procurar a conversão sincera é o caminho indicado pela Virgem Maria ao permitir que sua imagem da Saúde fosse encontrada numa cova.
A taça na mão de Nossa Senhora da Saúde simboliza o remédio que traz a saúde. Esse remédio pode ser o remédio químico, descoberto por cientistas iluminados por Deus, ou o remédio que vem do Céu, pela intercessão da Mãe de Jesus. Essa é a razão da devoção: buscar a cura e a saúde através da poderosa intercessão da Virgem Maria. Não importa se a cura venha pela intervenção humana ou divina. Interessa é que, de uma maneira ou de outra, a intercessão da Virgem Maria alcança para nós a cura.
A principal cura que a Mãe Celestial quer oferecer a seus filhos, no entanto, é a cura espiritual, a reconciliação com Deus, com o próximo e consigo mesmo. Essa cura espiritual é algo tão profundo e belo que transforma vida de quem a recebe. É a conversão do coração, a volta para a Casa do Pai. Esta saúde espiritual é a principal missão da devoção a Nossa Senhora da Saúde. Isso porque, quando estamos em plena saúde espiritual, temos força, ânimo e disposição para enfrentar a doença física.