A Visa International solicitou uma patente do sistema de criptomoedas que visa substituir a moeda física. O sistema, que utiliza bancos centrais e bancos comerciais, utiliza uma blockchain privada para melhorar o ecossistema de pagamentos.
Pedido de patente de criptomoeda da Visa
O Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) publicou na quinta-feira um pedido de patente intitulado "moeda digital digital", apresentado pela Visa International Service Association em 8 de novembro de 2019.
O USPTO publicou o pedido de patente da Visa para "moeda digital digital" em 14 de maio; foi arquivado em 8 de novembro de 2019. Fonte: Depósito de patentes de criptografia da Visa no USPTO.
O pedido é para um sistema de criptomoeda vinculado a fiat usando "uma plataforma de contabilidade distribuída com permissão privada". Ele descreve um computador central, suas responsabilidades e funções principais do sistema: entidades centrais, entidades validadoras, entidades resgatadoras e usuários. "Uma entidade central pode ser um banco central, que regula uma oferta monetária", detalha o documento. As entidades validadoras "são nós de blockchain, que podem ser pares, como bancos". As entidades resgatadoras “podem aceitar moeda física para troca por moeda digital digital”, como um caixa eletrônico ou uma agência bancária.
O computador da entidade central gera a moeda digital registrada em uma blockchain e "pode determinar que uma determinada unidade monetária digital deve ser adicionada ou removida da blockchain". De acordo com o resumo do arquivo:
O computador da entidade central causa a remoção da moeda física da circulação em um sistema de moeda fiduciária.
O documento explica ainda que o ecossistema de pagamentos pode se tornar 100% digital e "dinheiro pode ser removido dos mercados de maneira livre de atritos" para melhorar o ecossistema de pagamentos. "Os usuários podem ter moeda digital com a mesma denominação que a moeda física local."
Ele também observa que, uma vez emitida a moeda digital, "Um usuário ou banco pode transferir a moeda digital da carteira para a carteira ou armazenar a moeda digital em um cartão inteligente e transferi-lo para outra entidade".
Uma ilustração do sistema de criptomoedas Visa está tentando patentear. Fonte: Depósito de patentes de criptografia da Visa no USPTO.
Um mecanismo de consenso não foi escolhido para o blockchain do sistema. “O mecanismo de consenso pode variar dependendo do protocolo implementado. Alguns exemplos de mecanismos de consenso... são provas de risco, algoritmos bizantinos tolerantes a falhas e algoritmos tolerantes a falhas de colisão ”, detalham os dados do arquivo. Outros mecanismos explorados incluem uma cópia do Ethereum, Hyperledger Fabric e provas de zero conhecimento. O arquivo completo pode ser encontrado aqui .
Um porta-voz da Visa foi citado pela Forbes na quinta-feira dizendo: “Todos os anos buscamos patentes para centenas de novas idéias… Embora nem todas as patentes resultem em novos produtos ou recursos, a Visa respeita a propriedade intelectual e estamos trabalhando ativamente para proteger nosso ecossistema, nossas inovações e a marca Visa. ” Comentando o pedido de patente de criptomoeda da Visa, o advogado Jake Chervinsky twittou: "Você não pode patentear algo que você não inventou ou que não é novo, então o pedido de patente da Visa tem que ser tão estreito que, mesmo que seja emitido, não será muito útil, mesmo que fosse executável. Os titulares das finanças não poderão usar a lei de patentes para deter a indústria criptográfica."
Outras empresas tentaram patentear vários sistemas de criptomoeda. Por exemplo, a Microsoft recebeu recentemente uma patente internacional da Organização Mundial de Propriedade Intelectual para um sistema de criptomoeda usando dados de atividade corporal .
Sobre o fim do papel-moeda e o início da era do microchip para operações de compra e venda, o Céu informa:
Busca