Foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia: Filho do homem, volta o teu rosto para Gog, para a terra de Magog, para o príncipe e chefe de Mosoc e de Tubal, e profetiza acerca dele. Dir-lhe-ás: Isto diz o Senhor Deus: Eis que venho contra ti, Gog, príncipe e chefe de Mosoc e de Tubal; levar-te-ei para onde quiser, pôr-te-ei um freio nos queixos, e te tirarei para fora, a ti e a todo o teu exército, aos cavalos e aos cavaleiros, todos cobertos de couraças, uma grande multidão de homens, brandindo lanças, embraçando escudos, empunhando espadas. Os persas, os etíopes e os líbios estarão com eles, todos cobertos de escudos e de capacetes. Gomer e todas as suas tropas, a casa de Togorma, e os habitantes do lado do aquilão com todas as suas forças, e muitos povos estarão contigo. Prepara-te e dispõe-te com toda essa numerosa multidão que se juntou ao redor de ti e dá-lhes as tuas ordens.
Depois, ao cabo de muitos dias, serás visitado; no fim dos anos irás a uma terra que foi salva da espada, e que, sendo tirada dentre muitos povos, foi congregada nos montes de Israel, que estiveram muito tempo desertos; terra, cujos habitantes foram tirados dentre os povos, e todos habitarão nela sem receio. E, avançando, irás a ela como uma tempestade e como uma nuvem, para cobrir a terra, tu e todos os teus esquadrões e muitos povos contigo.
Isto diz o Senhor Deus: Naquele dia formarás em teu coração altivos projetos e maquinarás péssimos desígnios e dirás: Eu irei contra uma terra que está sem muros, atacarei homens em paz e que habitam com segurança; todos eles têm habitações sem muros, sem ferrolhos nem portas. Irás para saquear os despojos e te lançares sobre a presa, para descarregares a tua mão sobre aqueles que tinham sido abandonados, e que depois foram restabelecidos, sobre um povo que foi congregado no meio das nações, o qual começou a possuir e a habitar o centro da terra. Sabá, Dedan, os negociantes de Társis e todos os seus leões te dirão: Porventura vens tu tomar os despojos? Eis que juntaste essa tua multidão para arrebatar a presa, para levares a prata e o ouro, para tirares os móveis e a fazenda, e para saqueares riquezas sem número.
Por isso tu, filho do homem, profetiza e dize a Gog: Isto diz o Senhor Deus: Porventura não saberás tu bem o dia em que o meu povo de Israel viverá com toda a segurança? Virás então do teu país, lá dos confins do aquilão, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, multidão imensa, exército poderoso. Dirigir-te-ás contra o meu povo de Israel, como uma nuvem de sorte que cubra a terra. Tu serás sobre eles nos últimos dias, e eu te farei vir sobre a minha terra, para que as nações me conheçam quando eu for santificado em ti, a seus olhos, ó Gog.
Isto diz o Senhor Deus: Tu, pois, és aquele de quem eu falei nos séculos passados, por meio de meus servos, os profetas de Israel, que profetizaram naqueles tempos que eu te faria vir contra eles. Naquele dia, no dia da chegada de Gog à terra de Israel, diz o Senhor Deus, a minha indignação e o meu furor subirão. Falei no meu zelo e no fogo da minha ira. Porque naquele dia haverá uma grande comoção sobre a terra de Israel; os peixes do mar, as aves do céu, os animais do campo, todos os répteis que se movem sobre a terra, e todos os homens que há sobre a face da terra tremerão diante da minha face; os montes serão deitados abaixo, cairão os valados e todas as muralhas cairão por terra.
Chamarei contra ele a espada em todos os meus montes, diz o Senhor Deus; a espada de cada um se voltará contra seu irmão. Exercerei os meus juízos contra ele pela peste, pelo sangue, pelas chuvas veementes e pelas pedras enormes; derramarei chuvas de fogo e de enxofre sobre ele, sobre o seu exército, sobre os numerosos povos que estão com ele. Com isto manifestarei a minha grandeza e a minha santidade, far-me-ei conhecer aos olhos de muitas nações e saberão que eu sou o Senhor.
Ezequiel, capítulo 38, versículos 1 a 23.