Rainha das PANCs (plantas comestíveis não convencionais), a ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é conhecida como “carne verde”, “carne vegetal” ou “bife de pobre” por seu elevado teor de proteína e minerais, especialmente cálcio e ferro. Muito nutritiva, é uma hortaliça da família dos cactos, cresce como um arbusto com espinhos agudos distribuídos ao longo do caule e ramos, e pode se comportar como um tipo de “trepadeira”, dependendo da forma como for cultivada. Muitas pessoas amarram os galhos presos a muros e pergolados.
A parte comestível da planta são as folhas, flores e pequenos frutos redondos e alaranjados. Apresenta enorme potencial alimentar e pode ser consumida in natura, cozida, à base de molhos ou na forma processada, (desidratada, moída e em pó) como matéria-prima para a indústria. Fica ótima em refogados, panquecas e até bolos, pães, omeletes e saladas. As folhas podem ser consumidas cruas, em saladas ou refogadas, como recheio de tortas e hortaliças nas sopas.
Uma opção bem fácil de consumir a ora-pro-nóbis é colocá-la no feijão, se colocar as folhas picadas durante o cozimento na pressão, elas vão sumir e você nem vai perceber que elas foram acrescentadas, mas se deixar para colocar após o cozimento, ao temperar, poderá sentir toda a textura e a garantia de potência de ferro na sua vida.
A ora-pro-nóbis também pode ser transformada em farinha e utilizada no preparo de pães e massas em geral.
Em Minas Gerais, a ora-pro-nóbis não tem nada de não convencional, ela é bem comum, tem até um prato típico e tradicional da culinária mineira.
Vamos aprender algumas receitas com essa PANC, para variar e aproveitar de todos os seu benefícios.
Índice
Modo de preparo
Cozinhe as batatas até estarem bem macias. Escorra e amasse como purê. Incorpore o queijo e tempere com sal. Reserve.
Corte as folhas de ora-pro-nóbis em fatias finas como se fosse couve. Refogue as folhas no azeite e adicione cebola picadinha e deixe refogar com o palmito picado e tempere a gosto. Depois acrescente o milho. Coloque esse recheio em um pirex e por cima cubra com o purê de batatas.
Leve ao forno para gratinar. O prato rende para 4 pessoas.
Veja o passo a passo dessa receita que é do Canal ReichVegano:
O legal desse nhoque é que além de nutritivo, diferente e gostoso ele não leve nada ou quase nada de farinha de trigo, apenas para polvilhar a bancada. A base é batata assada com queijo minas e ora-pro-nóbis. O uso de batata assada e não cozida, ajuda o legume a ficar mais sequinho, com menos água, e por isso, não precisa de farinha para dar o ponto do nhoque.
Ingredientes
Modo de preparo
Coloque as batatas numa assadeira sobre uma cama de sal grosso e leve ao forno a 170º por uma hora e meia. Amasse as batatas e misture com as folhas de ora-pro-nóbis picadas, um pouco de sal, as gemas e com as mãos junte tudo até formar uma massa. Coloque farinha numa bancada e faça rolinhos com a massa para cortar em forma de bolinhas de nhoque.
Numa panela em água fervente cozinhe os nhoques até eles subirem do fundo da panela até a superfície.
Numa frigideira, coloque um fio de azeite, frite os nhoques levemente, junte o alho amassado, o molho de tomate e finalize com os queijos ralados, parmesão e queijo minas. Pode levar ao forno para gratinar. Essa receita serve 2 pessoas.
Acompanhe tudo no vídeo abaixo:
O mais gostoso desse pão é que ele é rápido, fácil, não precisa de sova, é muito nutritivo e o melhor: ele fica verde. Anote os ingredientes e siga o passo a passo no vídeo abaixo:
Ingredientes
Modo de fazer
Em metade da água morna, junte o fermento e o açúcar e misture bem para diluir. Bata no liquidificador por um minuto o restante da água, o ovo e as folhas da ora-pro-nóbis. Coloque essa mistura numa tigela, junte a nata, margarina ou manteiga e misture bem e acrescente a farinha e continue misturando até dar o ponto da massa, se precisar, acrescente mais farinha. Finalize com a colher de sal. A massa fica um pouco grudenta e não tão firme.
Unte uma forma com farinha, despeje a massa e deixe crescer até dobrar de tamanho. Depois asse em forno a 180º até ficar dourado.
Essa é uma receita que além de rápida e fácil é uma ótima opção de variar sua omelete e deixá-la mais nutritiva.
Ingredientes
Modo de fazer
Bata o ovo com os temperos e as folhas de ora-pro-nóbis picadinhas. Numa frigideira com um fio de óleo, frite a omelete. Esse prato serve uma pessoa.
Veja como fica, seguindo o vídeo abaixo:
Essa é uma ótima opção para variar e deixar a panqueca mais nutritiva. Fácil e rápido, acrescente sabor e vitaminas a essa receita usando a ora-pro-nóbis.
Ingredientes
Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador, use uma concha para colocar a massa numa frigideira quente, regada com um fio de óleo e doure dos dois lados.
Esse patê é muito gostoso e saudável, fácil, prático e uma opção para inovar suas entradas e happy hours. A cor verde fica muito bonita e diferente.
Ingredientes
Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no processador ou liquidificador e está pronto. Pode ser armazenado na geladeira por 3 dias.
Polvilho é unanimidade, enriquecido com essa panc então, vale a pena tentar.
Ingredientes
Modo de preparo
Bata no liquidificador a ora-pro-nóbis com água para triturar. Reserve. Numa panela, junte o leite e o óleo e deixe ferver para escaldar o polvilho. Numa bacia grande, coloque o polvilho azedo e o sal e junte a mistura fervente. Misture bem com uma colher e junte a mistura da ora-pro-nóbis com a água. Sove bem e depois da massa firme, coloque o restante da água, cerca de 250 ml de água de forma que a massa fique bem líquida de forma que consiga pingar a massa na assadeira, usando um saco de confeitar.
Cansou de salgado, que tal um doce feito dessa hortaliça tão nutritiva? Duvida? Que tal tentar fazer esse delicioso bolo?
Ingredientes
Modo de preparo
Lave o ora-pro-nóbis e passe-o no processador e bata todos os ingredientes deixando o fermento por último. Coloque em uma forma untada com óleo e farinha e cozinhe ao forno a 180 graus por aproximadamente 40 minutos.
Ficou surpreendido com o bolo? Então que tal comer as flores da ora-pro-nóbis? Elas são lindas, embelezam a comida, são saborosas e nutritivas.
Ingredientes
Use a imaginação e combine sabores ou as folhas, hortaliças e verduras que mais lhe agrade. Alface, rúcula, agrião, repolho, pepino, cenoura, beterraba e por aí vai… o que tiver na geladeira.
Prepare uma salada, tempere a gosto e decore com as flores de ora-pro-nóbis.
Com todas estas opções, aproveite de todos os benefícios da rica “carne de pobre” e… bom apetite!
Busca