‹ voltar
Terço da Sagrada Face de Jesus
A Sagrada Face no Sudário de Turin.
O terço da Sagrada Face de Jesus Cristo tem uma história muito bonita de fé, devoção e desejo de reparação as ofensas realizadas contra o filho de Deus. Trata-se de um instrumento de proteção contra as forças malignas que visam derrubar a resistência até daqueles que possuem uma fé forte. A adoração a face de Jesus em Paixão é uma forma de estar blindado contra o mal.
A História do Terço da Sagrada Face de Jesus
Jesus Cristo e Nossa Senhora apareceram mais de uma vez para a freira italiana Maria Pierina de Micheli durante a década de 1930. O pedido que eles faziam para a irmã era o de que houvesse reparação pelas ofensas cometidas contra a Sagrada Face de Jesus como o falso beijo dado por Judas.
Maria Pierina desde jovem se comovia com o sofrimento de Nosso Senhor; quando tinha apenas 12 anos e aguardava a sua vez de beijar a imagem Dele ouviu uma voz que lhe dizia “Por que beijam somente minhas chagas e nunca minha face?”. A inocente menina acreditava que todos ouviam esse pedido de Jesus, mas ainda assim insistiam em lhe beijar as chagas.
Quando chegou a sua vez ela não teve dúvidas e beijou a sua face com muito amor. Ao longo de sua vida foi surpreendida por visões de Jesus, ora com semblante de tranquilidade e ora ensanguentado e muito triste. Numa noite em que se encontrava em oração, Maria Pierina, viu Nossa Senhora e percebeu que ela carregava algo em suas mãos. Ao se aproximar a religiosa vislumbrou um escapulário com a imagem da Sagrada Face de Jesus de um lado e uma hóstia do outro.
O Escapulário
Junto a Sagrada Face constava a seguinte inscrição: “Ilumina, Domine, vultum Tuum super nos!” (Senhor fazei resplandecer a sua Face sobre nós!) e junto a hóstia estava escrito: “Mane nobiscum, Domine!” (Senhor, ficai conosco!). Ao mostrar esse escapulário para Maria Pierina, Nossa Senhora, se aproximou dela e pediu que dissesse ao seu confessor que era seu desejo e de Jesus que o mesmo fosse produzido e distribuído como um escudo contra o mal.
A Sagrada Face de Jesus serviria como um remédio divino para reconhecer os verdadeiros apóstolos, que eram considerados muito poucos numa época em que a Guerra e a beligerância imperavam pelo mundo. Além do uso do escapulário foi solicitado que todas as terças-feiras fossem celebrados sacramentos contra os ultrajes praticados contra Jesus Cristo.
A Dificuldade de Irmã Maria Pierina
A religiosa que ainda era jovem quando recebeu essa mensagem foi desacreditada por seus superiores que não quiseram produzir o escapulário. Levou alguns anos para que alguém, a nova madre superiora do convento, ouvisse o que ela tinha a dizer. A superiora, no entanto, pediu para que Maria Pierina consultasse Nossa Senhora sobre a possibilidade de que ao invés de escapulários fossem produzidas medalhas com a Sagrada Face e a hóstia assim como com as mensagens.
Nossa Senhora aceitou as medalhas que foram produzidas e distribuídas. Muitas histórias de milagres foram associadas com as medalhas e até hoje há grande adoração à Sagrada Face de Jesus.
Terço da Sagrada Face
( Oferecimento: )
Ó Sagrada Face adorável
Espelho de sofrimento, emblema Santo de dor
Pelos tormentos atrozes, sofridos em vossa cruz
Aceitai as nossas dores para vos consolar, Jesus!
( Sobre a cruz do Terço: )
Rezar o Creio
( Nas 3 primeiras Ave Marias: )
Sagrada Face do Senhor, Inflamai-nos Vosso Amor!
( Sobre os Pai Nossos: )
Por tudo quanto sofrestes por nossa salvação
Ponde fim à nossa mágoa! Alívio à nossa aflição!
( Nas 10 Ave Marias de cada mistério: )
Sagrada Face de Jesus, aliviai a nossa dor!
( Depois de cada mistério: )
Face de Jesus, suavizai nossa Cruz!