Início: Sinal da Cruz e a oração do Creio
Primeira dor: a profecia de Simeão
Mãe aflita, pela dor que padecestes ao ouvir dos lábios do santo profeta Simeão que uma espada de dor haveria de atravessar a vossa alma, não permitais que eu, com meus pecados, atravesse o vosso coração tão dolorido. (Rezar sete Ave-Marias.)
Segunda dor: a fuga para o Egito
Virgem angustiada, pelos trabalhos que padecestes, fugindo com Vosso Filho Jesus para o Egito, não permitais que eu afaste a Cristo de minha alma, pelo pecado. (Rezar sete Ave-Marias.)
Terceira dor: a perda do Menino Jesus
Mãe desolada, pelas amargas penas que sofrestes com a perda de Vosso Filho dulcíssimo, fazei que, seu eu O perder por meus pecados, não descanse até encontrá-lo de novo, por meio de uma sincera confissão. (Rezar sete Ave-Marias.)
Quarta dor: a rua da Amargura
Mãe atribulada, pela dor que sentistes vendo Vosso querido Filho com a Cruz às costas na rua da Amargura, não permitais que eu, com novas ofensas, aumente o peso daquela Cruz, e magoe ainda mais o Vosso Coração Materno. (Rezar sete Ave-Marias.)
Quinta dor: a crucificação
Rainha dos Mártires, pelas dores com que foi crucificada a Vossa alma, quando contempláveis a Vosso Filho cravado na Cruz, fazei com que eu mortifique minhas más paixões, e viva crucificado com Cristo. (Rezar sete Ave-Marias.)
Sexta dor: a descida de Jesus da Cruz
Mãe dolorosa, pelas lágrimas que misturastes com o Sangue de Vosso Filho, quando O recebestes morto em vossos braços, alcançai-me luz do céu para conhecer a gravidade do pecado, que foi a causa de Sua morte e da Vossa dor. (Rezar sete Ave-Marias.)
Sétima dor: o sepultamento de Jesus
Virgem tristíssima, pela saudade que sentistes, colocando os despojos de Vosso Filho no sepulcro, alcançai-me a graça de aceitar com resignação cristã, as penas merecidas por minha culpa, esperando que brevemente sejam mudadas em alegrias da glória eterna. (Rezar sete Ave-Marias.)