Pode parecer uma das armas mais inadequadas porém, para o católico que crê na intervenção do sobrenatural, o Rosário já se demonstrou historicamente como uma arma de eficácia extraordinária.
É o que nos recorda o Santo Padre o Papa Leão XIII na encíclica Supremi Apostolatus Officio (01/09/1883). Seja contra a heresia, seja contra as armadas inimigas, Nossa Senhora do Rosário demonstrou-se grande Auxiliadora dos Cristãos e a Mãe que conduz seus filhos à Vitória.
São Luís Maria Grignion de Montfort, no seu livro “O Segredo do Rosário”, conta que um dia, Nossa Senhora apareceu ao Bem-aventurado Alano e disse a respeito da Ave-Maria: “Tal qual o Poderoso Deus escolheu a Saudação Angélica (Ave-Maria) para concretizar a Encarnação de Sua Palavra e a Redenção da humanidade, da mesma forma aqueles que querem realizar reformas morais e que quiserem que as pessoas renasçam em Jesus Cristo, devem honrar-me e saudar-me com a mesma saudação. Eu sou o canal pelo qual Deus veio aos homens, e estou perto de meu Filho Jesus Cristo, e é através de mim que os homens obtêm graça e virtude.”