12 de outubro é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil. A data foi determinada pelo Papa João Paulo II em 1954, mas somente em 30 de junho de 1980 que o Decreto nº 6.809 foi publicado, no qual general-presidente da República, João Batista Figueiredo, instituiu o feriado nacional.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, atualmente alojada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo. A imagem foi encontrada em 1717 por três pescadores no Rio Paraíba (SP), chamado à época de Rio Itaguaçu. De acordo com os arquivos da época, eles tentavam há horas 'pegar' algum peixe. Em uma nova tentativa eles capturaram a imagem de uma santa degolada e, em seguida, lançando novamente as redes, estas trouxeram a cabeça da santa. Logo depois, novamente lançadas, as redes encheram-se de peixes. Sendo este fato considerado um milagre realizado pela santa resgatada.
A identificação da Santa foi feita após os pescadores limparem a escultura, e perceberem tratar-se da imagem de Nossa Senhora da Conceição, então, passaram a chamá-la de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Começava assim a história de devoção àquela que viria a ser consagrada padroeira do Brasil, Maria, mãe de Deus.
A imagem foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI. No entanto, a imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do Papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904.
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, Mãe de Deus, localiza-se no Vale do Paraíba, na cidade de Aparecida. A pedra fundamental da Basílica Nova foi lançada em 10 de setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955. A primeira missa no local aconteceu no dia 11 de setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 21 de junho de 1959.