A Espanha registrou o primeiro caso na Europa de um bebê nascido com o defeito de nascença microcefalia associada com o vírus Zika, disseram as autoridades sanitárias espanholas.
Embora sejam conhecidas dezenas de pessoas na Europa que contraíram o vírus Zika, geralmente após passarem um tempo nos países afetados, como o Brasil, é o primeiro nascimento de um bebê europeu com defeito de uma mãe portadora do vírus.
A mulher tinha sido diagnosticada com o vírus em maio (2016) e tinha decidido ficar com o bebê, informou o porta-voz das autoridades regionais de saúde da Catalunha, local onde o bebê nasceu.
O vírus Zika, transmitido por mosquitos, tem sido associado a centenas de casos de microcefalia.
A Espanha teve 190 casos reconhecidos de infecções por Zika na última contagem, dos quais 189 foram devido a viagens para o exterior e um foi sexualmente transmissível.
A mulher, que tinha 20 semanas de gravidez quando foi diagnosticada, foi infectada com o vírus e com a dengue durante uma viagem à América Latina.
Os médicos do Hospital Vall d'Hebron, em Barcelona disseram que a condição do menino era ‘estável’. ‘Ele está sendo monitorado, mas ele não precisa de qualquer tipo de assistência respiratória’, disse Felix Castillo, chefe da unidade de terapia neonatal do Hospital.
Fonte: http://www.express.co.uk/news/world/693281/Zika-Europe-first-case-baby-born-condition-Spain-world-news
(Título original: Zika in Europe: first case of baby born with condition in Spain)