O asteroide (99942) Apophis tem sido motivo de grande preocupação desde sua descoberta em 2004, especialmente depois que a NASA calculou o impacto em sua abordagem mais próxima da Terra em 13 de agosto de 2029, 2,7%. Mas muito provavelmente devido à turbulência causada, a agência espacial americana foi forçada a descartar a possibilidade de Apophis atingir a Terra em 2029. Mas em 2011, os alarmes soaram, pois os cientistas russos disseram que Apophis (deus egípcio do caos) colidirá com a Terra em 13 de abril de 2036.
Mesmo a NASA reconheceu que tecnicamente existe a possibilidade em 2036 de que o Apophis venha a ter um impacto, embora o tenha minimizado ao assegurar que a possibilidade seja de apenas 1 em 250.000. Como podemos ver, mesmo a comunidade científica não concorda com a data do impacto, e embora a humanidade não saiba se poderíamos estar dentro de alguns anos de um evento verdadeiramente apocalíptico. E como se isso não fosse suficiente, devemos agora acrescentar uma nova data para o impacto do deus do caos.
Pesquisadores da Universidade do Havaí advertiram que Apophis pode atingir a Terra em 2068. No estudo, os pesquisadores observaram que o asteroide de 340 metros de diâmetro está acelerando devido à "radiação térmica não-uniforme". Todos os asteroides irradiam energia do sol sob a forma de calor para manter uma temperatura constante. No processo, isto altera ligeiramente a órbita do asteroide.
E a maneira como Apophis faz isso indica que poderia acelerar o suficiente para colidir com a Terra em 2068. Mas, como discutimos anteriormente, esta não será a primeira vez que o asteroide se aproxima perigosamente de nosso planeta. No dia 13 de abril de 2029, o deus do caos estará tão próximo da Terra que será visível a olho nu.
"Sabemos há algum tempo que um impacto com a Terra não é possível quando nos aproximamos de 2029", disse Dave Tholen, que liderou o estudo. "As novas observações que obtivemos com o telescópio Subaru no início deste ano foram suficientemente boas para revelar a aceleração de Yarkovsky de Apophis e mostrar que o asteroide está se afastando de uma órbita puramente gravitacional de cerca de 170 metros por ano, o que é suficiente para manter o cenário de impacto de 2068. "
"A abordagem de Apophis em 2029 será uma oportunidade incrível para a ciência", disse Marina Brozović, pesquisadora de radar no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. "Observaremos o asteroide com telescópios ópticos e de radar". Com observações de radar, podemos ver detalhes da superfície que medem apenas alguns metros. "
Se for descoberto que o Apophis poderia impactar a Terra em 2068, então a NASA será forçada a acelerar as missões para evitar a colisão.
"Uma das técnicas sugeridas para desviar um asteroide inclui armas de fusão nuclear que são disparadas na superfície para alterar ligeiramente a velocidade do asteroide sem fraturá-lo", continuou o professor Brozović. "Os nêutrons de alta velocidade da explosão irradiariam uma camada de material na superfície do asteroide diante da explosão. O material nesta camada superficial se expandiria e voaria, produzindo um recuo sobre o próprio asteroide. Uma mudança muito modesta na velocidade do movimento do asteroide (apenas alguns milímetros por segundo), agindo durante vários anos, pode fazer com que o asteroide perca completamente a Terra. Entretanto, o truque é empurrar suavemente o asteroide para fora do caminho do perigo e não explodi-lo. Esta última opção, embora popular no cinema, só cria um problema maior quando todos os fragmentos se encontram com a Terra. Outra opção que tem sido discutida envolve a instalação de grandes velas solares em um objeto pequeno e ameaçador para que a pressão da luz solar possa eventualmente redirecionar o objeto para longe de sua colisão terrestre pretendida. "
Mas se nada disso funcionar, se acontecer, causará grande destruição ao nosso planeta. Estima-se que entrará na atmosfera com uma energia cinética de 750 megatoneladas. Em comparação, a bomba de hidrogênio mais poderosa já detonada, a bomba do Czar tinha uma energia de 57 megatons. A extensão da destruição para os seres humanos ou propriedades dependerá da localização do impacto, mas as conseqüências serão sentidas em todos os pontos da Terra.
Como podemos ver, Apophis continua a dar muito o que falar, especialmente por causa das diferentes datas em que o Deus do Caos poderia ter um impacto. Teremos que esperar e ver quando Apophis realizará sua vingança contra a humanidade, ou talvez seja um corpo espacial completamente desconhecido que desencadeará o caos em nosso planeta.
(Fonte: www.revelacionesmarianas.com )
Leia mais sobre cometas, asteroides e meteoritos em: https://www.mulhervestidadesol.com.br/Pagina/2399/Cometas-asteroides-e-meteoritos-Revelacoes-a-Luz-de-Maria
Busca