A santidade é a característica definidora de um santo. Às vezes, porém, Deus se digna a dar a um santo uma habilidade sobrenatural especial. Alguns santos são capazes, pela graça de Deus, de curar os enfermos, sobrenaturalmente sobreviver a perseguição, ou até mesmo prever o futuro, entre outras coisas.
São José de Cupertino foi agraciado com um presente especial único, mesmo entre os santos: ele podia voar. E ele voou tanto que, na verdade, tornou-se um problema!
José nasceu na Itália no início do século 17. Seu pai morreu antes de ele nascer, arruinando sua família financeiramente. Como resultado, como Cristo, sua mãe deu à luz em um estábulo. Quando criança, tornou-se claro que havia algo diferente nele. Ele costumava cair em êxtase religioso e ter visões. Também, tornou-se óbvio que ele tinha algum tipo de deficiência de aprendizagem ou deficiência mental. Quando jovem, ele sentiu-se atraído para a vida religiosa e tentou se juntar a um grupo de frades franciscanos conventuais em sua cidade natal, mas ele foi rejeitado. Ele, então, pediu para se juntar a um grupo de frades capuchinhos perto de sua cidade e foi aceito como um irmão leigo, mas esse arranjo logo terminou, com seus frequentes êxtases religiosos tornou difícil para ele fazer seu trabalho.
De volta para casa, ele implorou novamente aos frades franciscanos para deixá-lo se juntar a eles. Depois de vários anos, impressionado com sua devoção religiosa e vida simples, eles finalmente deixaram-no entrar. Sua dificuldade de aprendizagem tornou difícil para ele estudar para se tornar um padre, mas Deus sobrenaturalmente deu-lhe as respostas às perguntas do teste, e ele finalmente foi ordenado sacerdote.
E isso foi quando o voo começou.
Enquanto celebrava a missa, ele caia em um êxtase religioso e começava a levitar. Ele também iria levitar durante a Liturgia das Horas e orando em seu quarto. Mas a levitação realmente saiu do controle quando ele fez isso durante procissões públicas! Há até uma história dele levitando durante uma audiência com o papa. Palavra do seu voo milagroso se espalhou rapidamente e as pessoas começaram a afluir ao seu mosteiro por inteiro para vê-lo.
Tudo isso era problemático aos seus superiores por duas razões. Em primeiro lugar, o voo e as multidões foram simplesmente perturbadores para seu modo de vida. Em segundo lugar, a levitação foi associada com feitiçaria, e por isso o colocou sob suspeita. Em resposta, eles tentaram enviar José embora para outros mosteiros. Mas a levitação continuou e as multidões mantinham-se descobrindo onde ele estava. No entanto, por meio de todas as dificuldades, a perseguição e suspeita, José manteve sua fé e devoção a Cristo. Ele viveu até a idade de 60 anos e foi canonizado apenas cerca de cem anos após sua morte. Sua vida foi dramatizada no filme de 1962 The Reluctant Saint (O Santo Relutante).
José é o santo padroeiro dos viajantes aéreos, aviadores, astronautas, das pessoas com uma deficiência mental, dos examinadores e dos estudantes pobres.
Fonte: https://churchpop.com/2016/07/11/the-saint-who-could-fly-the-supernatural-life-of-st-joseph-of-cupertino/