‹ voltar
Nossa Senhora da Anunciada
(Setúbal - Portugal)
(Festa em 25 de março)
Uma pobre velha foi à praia para recolher cavacos ou gravetos e os paus que o mar lançava à terra, com o fim de levá-los para casa para se servir deles contra os rigores do frio. Chegando a casa e acendendo o fogo, foi pondo nele os gravetos. Aconteceu, porém, que um desses, que lhe pareceu cavaco como os demais, depois de o pôr no fogo, saltou dali para o meio da casa e, tornando ela a metê-lo no fogo, segunda vez lhe sucedeu o mesmo, e uma terceira vez ainda, mas já com grande esplendor.
Admirada, a boa mulher levantou aquilo que lhe havia parecido um graveto examinando com atenção o objeto. Então, viu que era uma imagenzinha de Nossa Senhora, e cheia de pasmo e admiração exclamou: “Virgem Anunciada!”.
A essa exclamação acudiram as vizinhas, e atrás delas o povo todo de Setúbal, e entre eles alguns eclesiásticos, que deliberaram se pusesse a santa imagem em um lugar conveniente, como se fez.
Começou logo Nossa Senhora a obrar outras maravilhas, com que se acendeu tanto naquele devoto povo a devoção para com a santa imagem, que tomaram por sua conta os homens bons levantar-lhe um famoso templo em que a Mãe de Deus fosse servida e louvada, o que executaram com muita grandeza e generosidade.
Sucedeu o aparecimento desta imagem pelos anos de 1200, porque foi no reinado de Dom Afonso III, que morreu no ano de 1279.
A imagem, que tem o Menino Jesus nos braços, é tão pequenina que tem de altura a quarta parte de um palmo, mas é esculpida tão primorosamente que se reconhece que só os anjos podiam ser os artífices de tão excelente obra.
Com tanto fervor começaram todos a servir à Senhora da Anunciada, que os primeiros que quiseram se inscrever nos livros de sua confraria foram os reis, os príncipes e os infantes e os senhores da Casa Real e da Corte.
A festa principal acontece em 25 de março.
Em todas as necessidades públicas (como aconteceu nas grandes secas de 1680 e 1699) recorrem os moradores daquela vila (hoje é cidade) ao patrocínio desta misericordiosa Mãe que sempre despacha favoravelmente os seus pedidos.