‹ voltar
Nossa Senhora da Candelária
(Tenerife – Ilhas Canárias)
Conforme a tradição, passada de pais para filhos sem interrupção, a imagem milagrosa hoje venerada em Tenerife, Ilhas Canárias, foi encontrada pelos infiéis desse lugar antes da chegada dos espanhóis.
Certo dia, dois pastores que guardavam seus animais perto de uma caverna observaram que o gado recusava entrar nela apesar de todos os seus esforços. Entraram, então, os dois pastores na caverna e depararam com uma imagem de Nossa Senhora, a quem ainda não conheciam. Reconhecendo haver ali algo de incompreensível para eles, foram logo dar a notícia a outras pessoas do lugar.
Acundindo o povo à gruta na companhia do próprio rei, viram todos, entre outras maravilhas, numerosas velas sustentadas por seres invisíveis, os quais, com seus cânticos, ensinavam ao povo a maneira de louvar e render culto a Deus e à Virgem Maria.
Embora todas essas coisas fossem cheias de mistérios para aqueles pagãos, Nossa Senhora preparava interiormente seus corações. Com tais meios, apesar de viverem nas trevas da ignorância religiosa, começaram a honrar aquela que amavam sem conhecer, até que um cristão espanhol casualmente aí desembarcou no fim do século XV e explicou-lhes o mistério.
Pouco tempo depois, foram as ilhas conquistadas pelos espanhóis e, quando chegaram os padres da Companhia de Jesus, não tiveram trabalho para converter aquele povo tão devoto de Maria.
Por causa das velas (candeias) que os anjos sustinham ao redor da imagem, deram à Virgem Santíssima o título de da Candelária.