‹ voltar
Nossa Senhora da Cinta
(Vila de Alcácere do Sal – Portugal)
Diz a tradição que estando uns pescadores a pescar no rio de Alcácere, ao retirar a rede encontraram nela a imagem da Mãe de Deus. Esta imagem é de pedra e é do tamanho natural de uma mulher, tem no braço o Divino Infante Jesus com o braçinho esquerdo ao redor do pescoço de sua santa mãe, que parece inclinar-se a este seu carinhoso abraço. Esta imagem é tão excelentemente esculpida que não parece ser obra de mãos humanas.
Muito alegre com seu bom lanço, tomaram a imagem e levaram-na para a igreja dos Mártires, colocando-a no altar-mor. Nossa Senhora, porém, para se achar mais pronta e mais perto para socorrer seus devotos pescadores e aos mais que quisessem valer-se de seu amparo e patrocínio, foi encontrada no dia seguinte no alpendre, fora da igreja.
À vista desse maravilhoso sucesso, entenderam os seus devotos que Nossa Senhora escolhera aquele lugar porque nele queria ser venerada, e assim lhe mandaram fazer o nicho ou capela que foi colocada numa coluna.
Acreditam todos, sem dúvida, que os cristãos da antiga Salária ou Salácia, quando entraram os mouros na Espanha e chegaram àquela vila, deitaram no rio a santa imagem para livrá-la das injúrias e irreverências que poderia padecer às mãos dos bárbaros infiéis.
Mais tarde, mudaram a imagem para dentro da igreja, onde lhe fizeram uma capela.