Recentemente descobriu-se que uma piscina de água perto do Mar Morto ficou vermelha. O Ministério da Água da Jordânia estava enviando equipes técnicas no sábado para colher amostras e descobrir o motivo da mudança de cor, de acordo com a mídia jordaniana.
Os moradores locais circularam fotos da lagoa vermelha na mídia social, perguntando-se como ocorreu a mudança.
Embora a água ficando vermelha possa evocar pensamentos sobre a praga bíblica do sangue, os cientistas acreditam que a causa está muito mais ligada à terra.
Sakhr Al-Nusour, o chefe do Sindicato de Geólogos da Jordânia, disse ao jornal jordaniano Al Ghad que a cor vermelha poderia ter sido causada por algas, óxido de ferro ou pela adição de substâncias por humanos para mudar a cor da água.
Um porta-voz do ministério, Omar Salama, disse à Agência de Notícias Petra da Jordânia que a lagoa é pequena e isolada das águas do Mar Morto. Os resultados dos exames da lagoa serão divulgados nos próximos dias.
No ano passado, o rio Alexander corria vermelho-sangue devido ao sangue dos matadouros da Cisjordânia fluindo para o rio, de acordo com a Sociedade para a Proteção da Natureza em Israel.