As gorduras trans são produzidas a partir de óleos vegetais que são hidrogenados na indústria (ou seja, átomos de hidrogênio são adicionados ao óleo) e deixam de ser líquidos (à temperatura ambiente) para se tornarem sólidos. É aí onde eles ganham o nome de gordura vegetal hidrogenada, que a indústria usa para ajustar a textura dos alimentos e fazer com que eles durem mais tempo nas prateleiras do mercado com um custo baixo. Estão em algumas margarinas, sorvetes, chocolates, biscoitos, bolachas, snacks convencionais e bolinhos recheados industrializados.
O problema é que geralmente essas mesmas indústrias não se preocupam em saber se as gorduras trans trazem tantas vantagens para o corpo quanto trazem para o mercado. Os primeiros estudos sobre os prejuízos que elas causam na nossa saúde apareceram há muito tempo atrás (em 1960!) e hoje já está mais do que comprovado que elas realmente não fazem nada de bom pelo nosso corpo.
Veja só a lista de ‘prejuízos’ que o consumo das gorduras trans pode causar:
Bom, já deu pra entender porque é tão ruim consumir gorduras trans, certo? Mas o que comer no lugar dela?
Hoje já temos muitas alternativas no mercado, então é bom prestar atenção nos rótulos das embalagens para ver se as gorduras trans não estão ‘escondidas’ na tabela nutricional.
Fonte: http://www.maeterra.com.br