‹ voltar



O maior eclipse lunar do século está chegando

 

10 Novembro 2021
Por Jamie Carter

Eclipse da Lua de Sangue 2021: Exatamente quando, onde e como você pode ver o Eclipse Lunar mais longo da próxima semana do século

Quando será a próxima "Lua de Sangue"? Nas primeiras horas de sexta-feira, 19 de novembro de 2021, um eclipse lunar - também conhecido como "Lua de Sangue - será visível das Américas, Europa do Norte, Ásia Oriental, Austrália e Pacífico. Durante o evento, uma lua cheia menor do que o normal - a "Lua dos Castores" de novembro - entrará na sombra da Terra pelo maior período de tempo deste século. No entanto, é tecnicamente "apenas" um eclipse lunar parcial. Mas você sabia que ele também irá configurar um eclipse solar total no início de dezembro? Uma lua vermelha de sangue ilumina o céu durante um eclipse lunar total em 4 de abril de 2015 em Auckland, Nova Zelândia.Uma lua vermelha de sangue ilumina o céu durante um eclipse lunar total em 4 de abril de 2015 em Auckland, Nova Zelândia.

Aqui está tudo que você precisa saber sobre a "Lua de Sangue", incluindo exatamente quando, onde e como vê-la da América do Norte.

 

Explicado: eclipse lunar parcial da "Lua de Sangue”

Na sexta-feira, 19 de novembro de 2021, aqueles na América do Norte, América do Sul, Austrália e Ásia Oriental verão a lua cheia ficar vermelha. No entanto, não ficará completamente vermelha. De fato, durante o evento, apenas 97% da Lua entrará na sombra da Terra no espaço, deixando uma porção minúscula ainda iluminada pelo Sol. Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua cheia passa através da sombra da Terra no espaço. Cada mês a Lua Nova passa aproximadamente entre a Terra e o Sol e depois orbita para o outro lado da Terra até o Sol para se tornar uma Lua cheia. Quando esses alinhamentos são precisos, causam ou um eclipse solar ou lunar.

A órbita da Lua é intitulada em relação ao eclíptico - o caminho aparente do Sol através de nosso céu diurno - de modo que apenas muito ocasionalmente um eclipse da Lua Nova faz com que o Sol (um eclipse solar total) e/ou a Lua cheia viaje através da sombra da Terra (um eclipse lunar total).

 

Explicado: porque a 'Lua de Sangue' durará tanto

Com três horas 28 minutos e 23 segundos, este eclipse lunar será o eclipse lunar mais longo entre 2001 e 2100 de acordo com a NASA. Isso porque a "Lua dos Castores" será a menor Lua cheia do ano. Por quê? Porque a Lua estará um pouco mais distante do que a média.

A Lua tem uma órbita elíptica que a vê alcançar um ponto próximo (perigeu ou "super lua") e um ponto distante (apogeu) a cada mês. Acontece que este mês apresenta o apogeu mais distante da Lua, que é apenas 1,7 dias após o eclipse. Como está muito longe, a sombra da Terra é maior, portanto, levará mais tempo para viajar através dela - é, portanto, um eclipse lunar invulgarmente profundo.

 

Explicado: por que a 'Lua de Sangue' ficará vermelha

Durante a longa jornada da Lua através da sombra da Terra na sexta-feira 19 de novembro de 2021, a única luz que alcançará a superfície lunar terá sido filtrada primeiro através da atmosfera terrestre.

A luz azul de curto comprimento de onda do Sol atinge moléculas na atmosfera terrestre e se espalha, mas a luz vermelha e laranja de longo comprimento de onda, na maioria das vezes, percorre a atmosfera, atingindo menos moléculas. Portanto, a cor dominante da luz que veremos na Lua por esse curto período de tempo será o vermelho. A física é a mesma de um pôr-do-sol ou do nascer do sol. De fato, durante um eclipse lunar, o efeito é como se milhares de nascentes e pores-do-sol fossem projetados sobre a superfície lunar. No entanto, 2,6% da Lua não entrará na sombra da Terra. Localizada na parte da Lua, ela permanecerá iluminada pelo Sol enquanto a maior parte do disco lunar ficará vermelho.

 

O que acontecerá durante o eclipse lunar parcial da 'Lua de Sangue

Um eclipse lunar parcial é realmente três eclipses em um e acontece em cinco atos. O evento começa quando a Lua cheia entra nas sombras exteriores da Terra - sua penumbra (um eclipse lunar penumbral). Ela então começa a entrar na sombra interna da Terra - seu umbra - e ao fazê-lo, começa a ficar vermelha (um eclipse lunar parcial). Quando toda a Lua estiver dentro do umbra que é a totalidade - a Lua terá ficado 97,4% vermelha. O evento inteiro então passa a reverter, com a Lua saindo do umbra, então a penumbra.

Aqui está a programação global de acordo com o especialista em eclipses Fred Espenak:

  • Eclipse lunar penumbral 06:02-07:18 UTC (76 minutos - Lua cheia cai em brilho ... você pode perder esta parte).
  • Eclipse lunar parcial 07:18-09:02 UTC (104 minutos - a Lua cheia começa a ficar avermelhada ... a visão da Lua lentamente ficando avermelhada é incrível!)
  • O maior eclipse (quase a totalidade) 09:02 UTC (maior eclipse - Lua cheia é 97,4% vermelho ... se você quiser apenas um vislumbre da "Lua de Sangue" é quando você a vê!)
  • Eclipse lunar parcial 09:02-10:47 UTC (105 minutos - a Lua cheia começa a ficar cinza ... isto também é uma grande visão - é a sombra da Terra se movendo através da superfície lunar!)
  • Eclipse lunar penumbral 10:47-12:03 UTC (76 minutos - a Lua cheia permanece muda de brilho ... você também pode perder esta parte).

Portanto, a duração do eclipse lunar parcial é de três horas, 28 minutos e 24,1 segundos!

 

Quando será o eclipse lunar parcial da "Lua de Sangue" onde eu moro?

Este é um evento global visível para todos no lado noturno da Terra, mas quando você pode vê-lo depende, é claro, de seu fuso horário. Portanto, verifique um horário para sua localização e consulte um mapa interativo do evento.

 

Quando será o próximo eclipse lunar?

O próximo eclipse lunar ocorrerá em 16 de maio de 2022, quando uma "Lua de Sangue" 100% avermelhada será visível na América do Norte por 84 minutos - e é um eclipse lunar total!

 

Fonte: https://www.forbes.com/sites/jamiecartereurope/2021/11/10/blood-moon-eclipse-2021-exactly-when-where-and-how-you-can-see-next-weeks-longest-lunar-eclipse-of-the-century/

Busca


Domingo, 02 de Fevereiro de 2025










Mulher Vestida de Sol