‹ voltar
A LUZ DO MUNDO
“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” (João 1:4)
Do que o ser humano depende, em primeiro lugar, para conseguir enxergar? Se você respondeu: ‘depende de o ser humano ter olhos para poder ver’, está errado. A resposta certa é: ‘existir a luz’. Pois só havendo a luz é que será possível as células fotorreceptoras ópticas registrarem a informação recebida e a enviarem ao cérebro para ali ser interpretada e nós, finalmente, enxergarmos. Não havendo primeiramente a luz, não adiantará ter olhos, pois nada conseguiremos enxergar.
E, num sentido metafísico, espiritual, também precisamos da LUZ maior, que é CRISTO, para podermos ver corretamente.
“Falando novamente ao povo, Jesus disse: "EU SOU A LUZ DO MUNDO. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida". (João 8, 12)
É por isso que entre toda a população mundial, O MESMO FATO pode – e acaba sendo sempre! – interpretado diferentemente. Faltam-lhe olhos físicos? Não. Falta-lhe luz? Sim. A Verdadeira Luz. A LUZ que é Cristo. Faltam-lhe olhos espirituais? Sim. São portadores de uma cegueira espiritual que não lhes permite ver a Verdade. Rejeitam a LUZ e buscam nas “falsas luzes” a iluminação que creem ser aquela que necessitam para trilhar seu caminho.
“Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.” (Mateus 15:14)
Aos cegos espirituais: duas escolhas
1) Os cegos espirituais poderão passar toda sua vida terrena sendo cegos, não desejarem ser curados. Porque já se acostumaram a andar na escuridão, sem saber para onde estão indo.
“Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; POIS QUEM ANDA NAS TREVAS NÃO SABE PARA ONDE VAI. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles.” (João 12:35,36)
Não tendo a LUZ, que é Cristo, e assim privados de sua capacidade de enxergar, colocam sobre a responsabilidade de outros, que lhes servem de “guias” neste mundo, o encargo de lhes conduzir; entretanto, também esses são guias cegos, pois não possuem a LUZ DE DEUS em si mesmos. E estes guias cegos estão lhes levando, não por caminhos retos, que culminariam em um fim glorioso e divino, mas por caminhos tortuosos, que os levarão a um precipício sem volta.
Pensam ser iluminados, mas estão em trevas
"Que a luz que em ti há não sejam trevas" (Lc 11, 35)
“E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.” (2 Coríntios 11:14)
“Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
Portanto, não sejais seus companheiros.
Porque noutro tempo éreis trevas, MAS AGORA SOIS LUZ NO SENHOR; ANDAI COMO FILHOS DA LUZ
(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);
Aprovando o que é agradável ao Senhor.
E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.
Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, PORQUE A LUZ TUDO MANIFESTA.
Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” (Efésios 5:6-17)
“Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; QUE FAZEM DAS TREVAS LUZ, E DA LUZ TREVAS; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” (Isaías 5:20)
“Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.” (João 3:20)
“E a condenação é esta: Que A LUZ VEIO AO MUNDO, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” (João 3:19)
“MAS, SE ANDARMOS NA LUZ, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” (1 João 1:7)
“Vê, pois, QUE A LUZ QUE EM TI HÁ não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te ilumina com o seu resplendor.” (Lucas 11:35,36)
“Porque todos VÓS SOIS FILHOS DA LUZ E FILHOS DO DIA; nós não somos da noite nem das trevas.” (1 Tessalonicenses 5:5)
“VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:14-16)
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E QUE COMUNHÃO TEM A LUZ COM AS TREVAS?” (2 Coríntios 6:14)
2) Ou, ainda, estes cegos espirituais poderão vir a se colocar docilmente à disposição da LUZ QUE VEIO AO MUNDO PARA NOS FAZER FILHOS DA LUZ (João 12, 36) e serem renovados em suas vistas.
“Eu sou a luz que vim ao mundo, PARA QUE TODO AQUELE QUE CRÊ EM MIM NÃO PERMANEÇA NAS TREVAS.” (João 12:46)
A abertura de olhos àqueles que são cegos de nascença
“E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
ENQUANTO ESTOU NO MUNDO, SOU A LUZ DO MUNDO.
Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.
E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.
Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava?
Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu.
Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?
Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.” (João 9:1-11)
Há de alguém que nunca buscou a Deus e sempre viveu como se Deus pouco importasse em sua vida vir a ter um novo olhar para as coisas de Deus? Trilhar novos caminhos de conversão e abrir-se à Deus? A resposta é SIM. Um grande SIM. É para isto que o Coração de Deus espera ansioso. Para aqueles que nunca creram em Deus até agora, ou pouco se importaram com Ele ao viverem suas vidas, Deus tem guardado um grande presente: o próprio Deus fará para eles “olhos de ver”, no sentido espiritual. Como o cego de nascença da passagem bíblica acima, que não tinha capacidade visual alguma, cujos olhos foram como que recriados novamente para poderem enxergar, assim também os que estão espiritualmente cegos neste momento poderão ser contemplados com o Milagre que Jesus pode operar em suas vidas.
Do milagre descrito em João 9, 1-11, retiramos um ensinamento essencial: a capacidade de enxergar pode ser dada aos que estiverem com visão espiritual mais comprometida, aos mais deficientes espiritualmente falando, contanto que estes estejam dispostos a se colocarem sob a LUZ do Filho de Deus, e este fará a obra acontecer. Não importa quão difícil possa parecer à nossa compreensão, mas eles serão ‘curados’ e ‘verão’ tanto quanto os que já possuem os olhos espirituais abertos conseguem agora ver. Embora a cura das doenças e enfermidades é indiscutível nesta e em outras passagens bíblicas, mas aqui estamos falando sobre Jesus curar aqueles que estão vendo e não enxergam. São estes os piores cegos.
“Eles nada sabem nem entendem, porque os seus olhos são incapazes de ver e os seus corações não conseguem compreender.” (Isaías 44:18)
“Mas abençoados são os vossos olhos, porque enxergam; e os vossos ouvidos, porque ouvem.” (Mateus 13:16)
A Luz do SENHOR desceu à Terra – JESUS, A LUZ DO MUNDO
“O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; AOS QUE ESTAVAM ASSENTADOS NA REGIÃO E SOMBRA DA MORTE, A LUZ RAIOU.” (Mateus 4:16)
“Ali estava A LUZ VERDADEIRA, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.” (João 1:9)
“LUZ PARA ILUMINAR AS NAÇÕES, e para glória de teu povo Israel.” (Lucas 2:32)
“ENVIA A TUA LUZ e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos.” (Salmos 43:3)
“E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que DEUS É LUZ, e não há nele trevas nenhumas.” (1 João 1:5 )
“Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na LUZ DO SENHOR.” (Isaías 2:5)
“O SENHOR É A MINHA LUZ e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?” (Salmos 27:1)
“Enquanto tendes luz, CREDE NA LUZ, PARA QUE SEJAIS FILHOS DA LUZ. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles.” (João 12:36)
“O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e SOBRE OS QUE HABITAVAM NA REGIÃO DA SOMBRA DA MORTE RESPLANDECEU A LUZ. (...) Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9, 2 e 6)
“Porque DEUS, que disse que das trevas resplandecesse a luz, É QUEM RESPLANDECEU EM NOSSOS CORAÇÕES, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, NA FACE DE JESUS CRISTO.” (2 Coríntios 4:6)
“NELE ESTAVA A VIDA, E A VIDA ERA A LUZ DOS HOMENS.” (João 1:4)
MUITA LUZ DIVINA A TODOS NESTE NATAL!
QUE A LUZ QUE VEIO PARA ILUMINAR O MUNDO, JESUS MENINO, ILUMINE SEU CORAÇÃO, PARA QUE ‘RESPLANDEÇA A VOSSA LUZ DIANTE DOS HOMENS, PARA QUE VEJAM AS VOSSAS BOAS OBRAS E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI, QUE ESTÁ NOS CÉUS.’