Como uma continuação da agenda nacional de transformação digital no setor de saúde, as mulheres grávidas em Gana logo serão monitoradas digitalmente durante todo o seu ciclo de gravidez e terão as identidades digitais nacionais emitidas para seus filhos quando eles eventualmente nascerem, relata Modern Gana.
Este anúncio é atribuído ao Vice Presidente Mahamudu Bawumia, que estava discursando há alguns dias em uma cerimônia para dar início às atividades de comemoração do 50º aniversário do Instituto Regional de Estudos Populacionais (RIPS) na Universidade de Gana, Legon.
Segundo o vice-presidente Bawumia, a iniciativa, que permitirá o acompanhamento adequado de todas as mulheres grávidas, ajudará o governo na formulação de políticas e fará avançar a iniciativa nacional de emissão de identidade digital em todos os níveis.
Segundo o relatório, esta novidade foi possibilitada pelos esforços contínuos para harmonizar os dados mantidos por instituições incluindo a Autoridade Nacional de Identificação (ANI), o Serviço de Saúde de Gana, o Registro de Nascimento e Óbito, o Serviço de Estatística de Gana, e o Serviço de Polícia de Gana.
A data exata em que o serviço começará a funcionar ainda não é conhecida, mas Modern Gana indica que o Serviço de Saúde de Gana receberá 13.000 tablets para o processo de rastreamento digital do Serviço de Estatística de Gana. Os tablets teriam sido usados recentemente durante o censo nacional da população e da habitação.
Como Bawumia explica, o sistema permitirá o rastreamento de gestantes desde o pré-natal até o pós-parto, e os registros do recém-nascido serão enviados automaticamente ao Registro de Nascimentos e Mortes e à Autoridade Nacional de Identificação para a emissão de um número de identificação nacional sem demora.
"A partir de algum momento deste ano, estamos bastante avançados. O Serviço de Saúde de Gana anunciará a data exata de início. Teremos essa ligação entre o NIA, o Serviço de Saúde de Gana e o Serviço de Estatística porque eles precisam desses dados de quem morreu e de quem nasceu... A Polícia também registra muitas mortes em nossas estradas e em outros lugares. É por isso que eles também estão ligados ao sistema para que também possam relatar, para que tenhamos dados abrangentes. Este é um novo sistema importante que está chegando e que ajudará Gana a avançar", disse Bawumia.
O registro universal de nascimento é um componente do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU 16.9 , mas precisará acelerar significativamente para atingir o objetivo de 2030.
Gana tem sido notícia nos últimos dias após um mal-entendido que saudou a confirmação pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) do Cartão de Gana - o cartão de identidade nacional do país - como estando em conformidade com suas especificações para inclusão no diretório de chaves públicas, juntamente com os passaportes.
Busca