O açúcar de maçã caseiro é uma excelente opção para substituir o açúcar branco e deixar a sua alimentação mais saudável.
Ultimamente se percebe uma conscientização maior das pessoas em relação aos hábitos alimentares. Desse modo, é comum vê-las se preocupando com aquilo que estão consumindo. O açúcar é um desses alimentos preocupantes, pois está ligado ao aumento do risco de diabetes, obesidade, colesterol alto, gastrite e queda da imunidade. Porém, deixar de consumi-lo por completo é uma mudança de hábito quase que impossível de conseguir.
Entretanto, ele não é mais a única maneira de adoçar o paladar, pois o açúcar de maçã é a doce novidade do momento. Embora este açúcar ainda seja pouco conhecido, é uma excelente opção para substituir o refinado e deixar a sua alimentação mais saudável. O açúcar de maçã possui alto teor de fibras, fazendo com que o organismo o absorva de maneira lenta. Logo, possui menor índice glicêmico em relação ao açúcar refinado.
Por esse motivo, o açúcar de maçã é considerado seguro para diabéticos (mas antes converse com seu médico sobre este açúcar). Além do mais, promove a sensação de saciedade, evitando que comamos em excesso. Este açúcar também facilita o trânsito intestinal, evitando a constipação e o inchaço. Ele é 100% natural, livre de químicas e não contém maltodextrina, uma substância derivada do amido de milho e que tem alto índice glicêmico.
A maçã é uma fruta rica em vitaminas do complexo B, sais minerais, fósforo e ferro, e todos esses nutrientes estarão presentes no açúcar. Além disso, a maçã é rica e vitamina C e fonte de substâncias antioxidantes que previnem gripes, resfriados e problemas respiratórios. Por fim, ajuda a reduzir o colesterol e diminuir os riscos de diabetes.
Você pode utilizá-lo e na mesma proporção do açúcar branco, para adoçar o seu café, suco, e no preparo de receitas quentes e frias.
Ingredientes:
Maçãs (quanto mais maçãs mais açúcar você terá)
Água o suficiente para formar um purê
Modo de preparo:
Lave bem as maçãs, corte a fruta ao meio, retire o núcleo (as sementes), mas mantenha a casca. Corte em pedaços menores, coloque no liquidificador ou processador de alimentos, adicione água (aos poucos) e bata até formar um purê.
Dica: nesta etapa de processamento, vá adicionando água aos poucos, de início umas cinco colheres (chá). Conforme for triturando, se notar que o liquidificador não está dando conta, adicione um pouco mais. Depois transfira para um recipiente de vidro (marinex de preferência, que possa ir ao micro-ondas ou forno).
Nesta próxima etapa, você vai desidratar o purê de maçã, e para isso tem duas opções.
Importante: durante a desidratação cuide para não queimar. Espere esfriar, coloque o purê desidratado no liquidificador e bata até virar pó. Conserve em um recipiente de vidro, com tampa, em local seco e arejado.
Esta fruta possui inúmeras vantagens para a saúde, sendo um alimento muito rico. Confira!
Ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL): A maçã é rica em pectina, uma fibra solúvel encontrada na casca da fruta. Portanto, para não perder a os benefícios dessa substância, não retire a casca da maçã. Todavia, como no açúcar a casca é preservada e utilizada, certamente suas propriedades serão reaproveitadas pelo organismo, reduzindo os níveis de colesterol ruim.
Faz bem para o coração: Devido à grande quantidade de potássio presente na maçã, é muito importante para manter os níveis ideais de pressão arterial. Desse modo, com a pressão estabilizada, o coração trabalha bem melhor.
Evita o envelhecimento precoce: A maçã é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e protegem todas as células do corpo. Desse modo, age contra inúmeros agentes que causam doenças e o envelhecimento precoce.
Fortalece o sistema imunológico: A maçã contém a quercetina, um antioxidante com ação anti-inflamatória. Com isso, fortalece o sistema imunológico e ajuda a eliminar os radicais livres do organismo.
Ajuda o sistema digestivo: Devido à boa quantidade de pectina, taninos, ácido málico e flavonoides, a maçã auxilia no alívio dos problemas no sistema digestivo.
Combate a anemia: A maçã é rica em ferro, podendo ser uma aliada para quem estiver passando por problemas de anemia. Além disso, a vitamina C presente em grande quantidade na fruta é essencial para a boa absorção do ferro no organismo.
Contribui para dentes fortes e cérebro saudável: A maçã também é uma fruta rica em fósforo, um mineral fundamental para a estrutura óssea do corpo e para o sistema nervoso.
O açúcar de maçã é, por tudo isso, um excelente substituto do açúcar branco.
Busca