Nas cercanias de Bilbao, Espanha, existe um santuário dedicado à Assunção de Nossa Senhora, no qual se venera, com fervoroso culto, uma imagem muito antiga da Santíssima Virgem, sob o título de Nossa Senhora de Begonha (Begoña).
Esta imagem foi encontrada, segundo a tradição, em um carvalho existente no lugar em que hoje se levanta sua igreja, de onde se descortina um formoso e pitoresco panorama.
Explicando a origem deste título de Nossa Senhora, a tradição diz que, ao pretenderem transladar a imagem para o lugar onde se projetava construir-lhe um templo, ouviu-se a imagem dizer distintamente estas palavras da língua basca: “Bego ona”, manifestando assim o desejo de não ser removida do lugar em que tinha sido encontrada.
Outros asseguram, porém, que o nome da imagem procede do lugar onde foi edificada a igreja (atualmente igreja paroquial)m, que o nome da imagem procede do lugar onde foi edificada a igreja (atualmente igreja pariquialplo, ouviu-se a imagem dizer d, na montanha Artagun. A igreja foi reconstruída no século XVI.
Restauradas as ruínas ocasionadas em diversas circunstâncias, o santuário de Nossa Senhora de Begonha é hoje um formoso templo, onde se presta culto suntuoso e solene à excelsa Mãe de Deus.
As peregrinações são numerosas e frequentes, sem contar as da época de sua festa anual, em 15 de agosto.