O mundo está enfrentando uma "catástrofe humana" devido a uma crise alimentar resultante da guerra na Ucrânia, crise que tem levado a um aumento nos preços das commodities, disse à BBC o presidente do Banco Mundial (BM), David Malpass.
Em uma entrevista com a BBC, Malpass, a cargo da instituição encarregada pela redução da pobreza global, advertiu que os aumentos recordes dos preços dos alimentos poderiam empurrar centenas de milhões de pessoas para a pobreza e uma nutrição mais pobre.
Aumento dos preços de todos os alimentos
"É uma catástrofe humana, o que significa que a nutrição baixa. Mas também se torna um desafio político para os governos que não podem fazer nada a respeito, eles não causaram isso e vêem os preços subindo", disse o diretor.
Segundo o BM, os preços dos alimentos poderiam aumentar em 37%, um aumento que é "ampliado" para as pessoas que não têm recursos, pois "comerão menos e terão menos dinheiro para qualquer outra coisa, como educação". E isso significa que se trata realmente de uma espécie de crise injusta.
Os aumentos de preços estão "afetando alimentos de todos os tipos, (tais como) óleos, grãos", disse ele.
Busca