As plaquetas são células sanguíneas bem pequenas. Para você ter ideia, são menores do que os glóbulos vermelhos e brancos. No entanto, são extremamente importantes para a coagulação e prevenção da perda de sangue, este, em caso de lesão.
Infelizmente, existe um distúrbio em que as plaquetas de sangue são muito mais baixas do que o normal. Esse problema é chamado de “trombocitopenia” na terminologia médica. O diagnóstico é feito através de um procedimento conhecido como “contagem de plaquetas”.
Para elevar o número dessas células sanguíneas, a medicina natural recomenda o consumo de grama de trigo. Isso porque ela tem um elevado teor de clorofila, que tem a forma molecular da hemoglobina em nosso corpo. Entretanto, há muitas outras opções de alimentos que aumentam o número de plaquetas. O importante é não ignorar o assunto, pois a perda de plaquetas nos leva a perder sangue. Quando isso não ocorre porque as plaquetas estão sendo destruídas, ocorre pela produção insuficiente.
“E por que o corpo não produziria plaquetas o bastante ou as destruiria?” – você deve estar se perguntando. Simples: pode ser resultado de anemia, leucemia, infecções virais, quimioterapia e deficiência de vitamina B12. Câncer e doenças hepáticas também podem ser um dos motivos. É bem comum também que infecção bacteriana, drogas e doenças autoimunes causem destruição das plaquetas de sangue.
Os sintomas da baixa de plaquetas podem ser:
Para evitar esse problema, você deve investir na alimentação e em exercícios físicos regulares e saudáveis. Veja alguns alimentos que ajudam no tratamento:
Semente de abóbora - Os nutrientes da abóbora são úteis para a produção de proteínas e isso é muito importante para a produção de plaquetas. Abóbora contém vitamina A, que também ajuda na produção de plaquetas no nosso corpo.
Mamão e folhas de mamão - Eles são maravilhosos para aumentar o número de plaquetas em nosso corpo. Você pode consumir suco de mamão e beber o chá de suas folhas até que o número de plaquetas volte ao normal. Você também pode beber uma mistura de suco de mamão com limão – é bastante saudável.
Suco de limão - A vitamina C do limão serve para aumentar a contagem das plaquetas do sangue. E não só isso: a vitamina C também melhora a nossa imunidade, que por sua vez é muito útil para evitar danos de plaquetas.
Acerola - Ela é riquíssimas em vitamina C. Além disso, contém muitos antioxidantes. Portanto, ajuda a prevenir muitos problemas de saúde que podem levar a uma baixa contagem de plaquetas.
Beterraba - Beterraba também impede que as plaquetas sofram danos com os radicais livres. Além disso, ajuda a aumentar a quantidade delas.
Gel de babosa - O gel da babosa ajuda na purificação do sangue. Ele também é um aliado muito eficaz quando se trata de prevenção de infecção sanguínea. Tudo isso leva a um aumento na contagem de plaquetas e trata o problema de forma eficaz.
Espinafre - É bastante rico em vitamina K. Esta vitamina ajuda na prevenção de perda de sangue, devido a cortes e lesões de pele. Além disso, o consumo diário de suco de espinafre pode melhorar drasticamente o número de plaquetas.
Busca