‹ voltar



Os perigos causados pelos desodorantes

n/d

Existem duas palavras que descrevem bem os desodorantes comerciais: triclosan e alumínio. Os dois componentes estão presentes na maioria das fórmulas dos desodorantes atuais e comprovadamente causam danos à saúde humana e ao meio ambiente.

O triclosan é um agente anti-séptico e é usado em muitos produtos além do desodorante, como sabonetes e até em roupas.

Estudos atuais apontam para perigos iminentes do uso deste composto em produtos de higiene e limpeza, já que ele parece afetar o ciclo hormonal das pessoas (veja site da FDA) e enfraquecer a contração de células musculares, entre elas as do coração (veja notícia em The Atlantic). Além disso, o triclosan que usamos cai obviamente na rede de esgoto, e como esta cai nos rios, que deságuam nos mares, o triclosan vai afetar a vida aquática, já que comprovadamente modifica a biologia de peixes, afetando a natação de alevinos (larvas de peixes). E, para não dizer que escrevi pouco, a ação bactericida do triclosan pode estar associada à criação de bactérias resistentes em nosso organismo, diminuindo o efeito de antibióticos que possamos precisar tomar um dia.  

Quer mais? Além do triclosan, os desodorantes comuns contêm um sal de alumínio, que possui atividade antitranspirante. Todos os desodorantes antitranspirantes possuem o tal sal e fiquem alertas àquelas embalagens muito bonitas das soluções, pois atualmente todas elas possuem o composto.

Mas, por que se preocupar com o alumínio?

Este metal tem sido associado a muitas doenças (mesmo quando em doses pequenas como as encontradas nos desodorantes), sendo uma delas o câncer de mama, já que estudos apontam para uma associação entre esta doença e o uso de desodorantes contendo esta substância. Outras doenças a que se relaciona o metal são as doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson, porque o alumínio se deposita no cérebro.

Um estudo da Universidade de Santiago de Compostela mostrou que a associação de alumínio com outros componentes diminui a atividade dos sistemas anti-oxidantes do sistema nervoso, o que eleva a quantidade de radicais livres, aumentando o risco de neurodegeneração.

Na Europa, os sistemas governamentais estão lançando medidas para proibir o uso destas substâncias nocivas, porém, aqui no Brasil, a ANVISA não considera o alumínio como perigoso, já que eles afirmam que não há dados suficientes para aferir que ele realmente faça algum mal.

Como no Brasil, tudo acontece sempre muito depois, sugiro seriamente levar os estudos já existentes em consideração, pelo menos como forma de precaução, já que, infelizmente, se fossemos esperar pelo aval negativo da ANVISA para tudo que faz mal, muitos de vocês ainda estariam comendo gordura trans e alimentos transgênicos, que em muitos países já estão proibidos.

Outro problema citado pelo médico Victor Sorrentino é a presença de parabeno em quase todos os cosméticos e produtos de higiene corporal (incluindo o desodorante que você passa três vezes por dia no seu corpo, todos os dias). ‘Um estudo detalhado das mulheres com câncer de mama, publicado na edição de janeiro de 2012 no Journal of Applied Technology, encontrou parabenos em quase 100% dos tumores cancerosos de mama analisados’, disse o médico. Tá bom? Não? Quer mais? Então saiba que essa substância pode causar uma perturbação do sistema endócrino, ou seja, desequilibrar a produção de hormônios do corpo.

Saibam que existem soluções para eliminar o mal odor e que passam longe do alumínio e do triclosan.

n/d

Uma delas é o bicarbonato de sódio puro; saibam que ele realmente funciona, mesmo nos dias mais quentes.

Outro produto mais que aprovado é o Leite de Magnésia, que é perfeito: sem cheiro, facilmente absorvido pela pele, e à prova de segurar o mau odor das axilas mesmo em altas temperaturas. Ele possui hidróxido de magnésio, que não trás nenhum mal ao nosso corpo, muito pelo contrário, pode ser absorvido pois o magnésio é um elemento químico essencial para o ser humano pois depende dele a fixação correta do cálcio no organismo. Portanto, ser absorvido pela pele só trará benefícios ao seu corpo. Por ser uma base (mistura de hidróxido de magnésio com água), ele é capaz de neutralizar os ácidos carboxílicos que compõem o suor e, com isso, evitar o mau cheiro. Ou seja, ele não evita o suor, apenas o mau odor.

 

 


Busca


Sábado, 11 de Janeiro de 2025










Mulher Vestida de Sol