Durante o ano 2016, algumas dezenas de voluntários da República Checa estão testando um novo método de pagamento, como sucessor dos cartões de crédito. Se trata de um chip eletrônico que permite fazer pagamentos sem a necessidade de senhas.
O tamanho aproximado é de 12 x 2 milímetros, o tamanho é de um grão de arroz. Se implanta na mão esquerda, entre o polegar e o índicador.
De acordo com a ONG Checa Paralelni Polis, a realização de experimentos, a maioria dos usuários adotaram a nova tecnologia. Eles acreditam que isto se converta na ‘tendência do mercado’ dos próximos anos. Entre as vantagens citadas estão a segurança, que poderia impedir o roubo e a fraude de cartões.
O chip utiliza o sistema NFC, e está disponível no Brasil em alguns telefones. Além de trabalhar para as transações de comércio eletrônico, pode desbloquear as portas ou o telefone inteligente, como anunciaram os meios de comunicação checos.
Ene Hubik, da Paralelni Polis, assegura que o implante é um processo muito fácil. ‘A pessoa que decide comprar o chip receber pelo correio um pacote esterilizado com uma seringa médica. No interior está o chip. A única coisa que deverá ser feita é desinfetar a mão, abrir o pacote em um ambiente estéril e usar a seringa para injetar o chip em sua mão esquerda’.
Por hora, os pagamentos podem ser feitos apenas em bitcoins, mas Hubik assegura que há um crescente interesse pelo chip no país, especialmente entre os jovens.
Os diferentes sistemas, os mesmos objetivos
O sistema utilizado na República Checa é semelhante ao que está sendo testado na Austrália. Apesar de as tecnologias serem diferentes, estas comunidades ‘biohackers’em crescimento defendem a ideia de que podem utilizar a tecnologia para facilitar suas rotinas.
Recentemente, una empresa da Suécia ofereceu aos funcionários a opção de trocar seus cartões de identificação pelos chips que abririam as portas e marcariam o ‘ponto’. Mais de 400 aceitaram a proposta.
https://www.youtube.com/watch?v=pdauofdGFBM
Fonte: http://www.tiempocristiano.com/2016/11/29/senales-profeticas-implantes-de-chips-se-hacen-populares-en-la-republica-checa/