‹ voltar



Nossa Senhora do Rosário (França)

(1206)

(Festa em 7 de outubro)

 

Em sua forma atual, o Rosário tem por autor São Domingos, fundador da Ordem dos Padres Pregadores, ou dominicanos, por uma revelação particular de Maria no ano de 1206.

No princípio do século XIII, quando os albigenses infestavam o sul da França, tendo produzido pouco fruto a pregação de zelosos missionários, voltou-se, então, São Domingos aflitíssimo para a Santíssima Virgem, pedindo-lhe instantemente que lhe inspirasse um meio de vencer a obstinação dos fanáticos e perigosos albigenses.

Maria, sempre bondosa e complacente, aparece ao seu servo e consola-o, ensinando-lhe a rezar o Rosário, que seria uma arma poderosíssima com que Domingos converteria grande número de pecadores.

O servo de Deus prega então outra vez, com novo ardor, propagando a devoção do Rosário, e as conversões se multiplicam com rapidez extraordinária.

Progrediu tanto essa devoção, que 50 anos depois da aparição de Nossa Senhora a São Domingos milhares de hereges tinham voltado ao seio da Igreja, e milhares de pecadores tinham abraçado a penitência.

Dizem os autores contemporâneos de São Domingos que ele converteu mais de 100 mil almas depois que começou a ensinar a devoção do Rosário.

Depois da vitória de Lepanto, obtida por uma particular proteção da Santíssima Virgem, o papa Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora da Vitória. Dois anos mais tarde, Gregório XIII, seu sucessor, mudou esse título para o de Nossa Senhora do Rosário, transferindo a festa para o primeiro domingo de outubro. Atualmente a festa é celebrada no dia 7 do mesmo mês.

Talvez tenha sido Gregório XIII, portanto, quem deu este novo título a Nossa Senhora, ou quem o sancionou, pois é provável que já o usassem desde que Nossa Senhora apareceu a São Domingos ensinando-lhe a devoção do Rosário.


Busca


Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025










Mulher Vestida de Sol