‹ voltar



Nossa Senhora de Guanajuato (México)

(Festa no 2º domingo de novembro)

 

A imagem de Nossa Senhora de Guanajuato talvez seja a mais antiga de quantas se veneram no Novo Mundo, pois já existia na Espanha pelo menos desde o século VII da era cristã, sendo muito estimada na cidade de Santa Fé de Granada.

Como é sabido, depois da tremenda catástrofe de Guadalete, no ano 714, hordas de muçulmanos saídos dos desertos da África espalharam-se pela Espanha levando consigo a desolação e a morte. Os crentes espanhóis fugiam apavorados, procurando ocultar as imagens e outros objetos sagrados nos troncos das árvores, nas fendas das paredes e das pedras, em covas abertas pela natureza, no cume dos montes inacessíveis ou em poços cavados nos campos, para livrá-los das profanações dos muçulmanos.

Os piedosos habitantes de Granada, que amavam qual jóia do céu uma imagem da Santíssima Virgem, esconderam-na em uma gruta, na qual permaneceu durante todo o tempo da dominação árabe na Espanha, isto é, oito séculos e meio. Deve-se, portanto, considerar um prodígio a imagem não se ter deteriorado nem sofrido o menor estrago, apesar de ter estado numa gruta úmida e sem ventilação, condições suficientes para destruir a madeira mais resistente.  

Foi descoberta apenas no século XVI. Logo que chegou aos ouvidos do católico monarca Carlos V a fama dos ricos minerais que tinham sido descobertos em Guanajuato, pensou em regalar seus habitantes com um tesouro que valia mais do que toda a prata encontrada nas entranhas de seus montes.

Felipe II, pois, em nome de seu pai, enviou por Dom Pedro Afán de Rivera, a quem tinha nomeado superintendente do mineral, a santa imagem de Granada. Levou-a o cavalheiro com o maior respeito, e, quando faltavam só três léguas para chegar a Guanajuato, anoiteceu. Como ele e todos os da comitiva não conheciam o caminho, ficaram muito aflitos. Mas eis que lhes ocorreu a feliz inspiração de implorar o valimento da santa imagem: colocaram-na sobre um caixote, acenderam duas velas e lhe suplicaram encarecidamente que lhes servisse de luz e guia naqueles caminhos escuros e desconhecidos. Ouviu-os benigna a Mãe celestial, pois, ao amanhecer, divisaram duas pombinhas, sinal de que não estavam longe do povoado, e, seguindo o rumo que elas lhes indicavam em seu vôo, dentro de pouco tempo se encontraram em Guanajuato, fim de tão longa viagem.

Logo que se divulgou entre os habitantes do povoado a alegre nova de que a Virgem Maria queria tomá-los sob o seu patrocínio por meio da imagem que lhes enviava o monarca espanhol, entregaram-se aos transportes do mais puro regozijo, celebrando festas animadíssimas, com profundo respeito, e, ao som de cânticos religiosos, colocaram-na na capela do hospital dos índios tarascos. Como não tinha título ou advocação especial, começaram a chamá-la Nossa Senhora de Guanajuato.    

A bendita imagem, que tem 1,15m de altura, é de madeira, por isso não deixa de ser admirável que, apesar dos doze séculos que já transcorreram depois que foi esculpida, não tenha sofrido nenhuma deterioração nem estragos do caruncho.

É de corpo inteiro, vestida de manto e túnica da mesma madeira, mas constantemente aparece vestida de riquíssimos tecidos, que lhe oferece a piedade de seus devotos filhos. A cabeça é cingida por uma coroa de inestimável valor, na mão direita tem um cetro de prata e no braço esquerdo sustém seu Divino Filho, feito da mesma madeira e coroado com uma riquíssima coroa imperial.

No segundo domingo de novembro é celebrada a festa principal, precedida de solene novena. 

Basílica de Nossa Senhora de Guanajuato.Basílica de Nossa Senhora de Guanajuato.

A linda Basílica de Nossa Senhora de Guanajuato, padroeira e protetora da cidade, está localizada na Plaza de la Paz, a principal de Guanajuato. Foi construída em 1671 em estilo barroco mexicano, com seu exterior simples e impressionante, pintado de amarelo com detalhes em vermelho escuro e um lindo teto abobadado. Outro ponto incrível da basílica é a Torre do Relógio, adicionada pelo conde de Valenciana durante uma das inúmeras reformas do prédio.


Busca


Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025










Mulher Vestida de Sol