Um intenso abalo sísmico que atingiu 7.9 pontos de magnitude – considerado INTENSO - registrado próximo à Papua Nova Guiné, 46 km a leste de Taron às 10:51 UTC (17/12), teve seu epicentro localizado sob as coordenadas -4.5 e 153.44, a 103 km de profundidade, segundo o Serviço de Pesquisa Geológica dos EUA. A energia liberada equivaleu a 10619175 Toneladas de TNT, ou 531 bombas iguais a que foi lançada em Hiroshima.
Apesar da grande intensidade do abalo, a profundidade em que ocorreu o evento favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície.
Logo em seguida, às 11:27 UTC, uma réplica de 6.3 – considerada FORTE – ocorreu a 35 quilômetros de profundidade na mesma região. Sua força equivaleu a 2.1 bombas de Hiroshima.
Após o tremor, foi emitido um alerta de tsunami para toda a região, mas foi retirado horas depois. ‘Baseando-se nos últimos dados, podemos afirmar que a ameaça de um tsunami após o sismo foi encerrada’, informou em nota o Centro de Aviso de Tsunami do Pacífico, o Pacific Tsunami Warning Center (PTWC). Além de Papua Nova Guiné, o tremor emitiu alertas para a Indonésia e também para as Ilhas Salomão - atingidas recentemente por forte tremor.
Papua Nova Guiné fica no Anel de Fogo do Pacífico, um arco com falhas sísmicas frequentes.
Fontes: http://www.apolo11.com/
http://jconline.ne10.uol.com.br/
agenciabrasil.ebc.com.br