‹ voltar



Nossa Senhora de Lignou (Couterne - França)

 

As peregrinações a Notre Dame de Lignou de Couterne datam provavelmente do século XVI, quando circunstâncias dramáticas e lendárias levaram a pequena estátua da Virgem a deixar "espontaneamente" o castelo de Lignou de Briouze onde se encontrava (a cerca de vinte quilômetros de distância), para vir residir na colina de Lignou de Couterne...

O santuário de Nossa Senhora de Lignou é muito frequentado, distando cerca de 4 quilômetros da cidade termal de Bagnoles-dell’Orne e 2 quilômetros da encantadora igreja de Couterne.

O santuário situa-se no cimo de uma verdejante colina, em uma pequena e tranquila aldeia. Sua torre é coroada por uma branca estátua de Maria, que os raios do sol fazem resplandecer. O santuário domina toda a região, o imenso horizonte da Normandia inteira e do Maine, que se estende a seus pés.

Segundo a tradição, o título “de Lignou” originou-se de “Lignum”, que quer dizer lenho, madeira, referindo-se provavelmente à árvore em que a imagem foi encontrada.

A imagem de Nossa Senhora é preta, de uma mistura de terra cozida e de substância metálica difícil de precisar, e tem 0,80cm de altura, sendo extraordinariamente pesada. Permaneceu durante muito tempo em uma árvore onde foi encontrada, e onde, segundo a lenda, ela tornou a se fixar depois de trêrvore onde foi encontrada, e onde, segundo a lenda, ela tornou a se fixar depois de trs por haver outorgado a paz a e insuportas retiradas. Em frente a esta árvore foi construída uma capela para a imagem.

Uma notícia publicada em 1869 faz remontar ao século XI um dos teixos que havia perto da capela, atualmente desaparecidos, e sabe-se, pela tradição, que, quando construíam um edifício religioso, plantavam ao redor ou perto alguns teixos para que essas árvores fossem testemunhas de sua idade.

 


Busca


Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024










Mulher Vestida de Sol