‹ voltar



MÚSICAS QUE O CÉU CANTA – Regina Coeli

 

Há músicas especiais para o Céu. Sejam elas inspiradas a partir das esferas celestiais aos homens, ou tenham sido, inicialmente, orações às quais, posteriormente, lhes foram adicionadas a música e se transformaram em cânticos, todas elas têm algo em comum: são hinos de louvor a Deus. E isto as faz de elevada beleza, dignas de serem cantadas pelos anjos no Reino celestial. Ouvindo estas composições musicais não é difícil imaginar o Coro angélico no Céu, diante do Trono de Deus, cantando em uníssono, em louvor ao Altíssimo, a quem nós, também um dia, desejaremos nos unir para darmos Glória a Deus, também cantando canções gloriosas com nossas próprias vozes.

 

Regina Coeli


Era o ano 590, em Roma. Já devastada por um transbordamento do Tibre, que havia alagado a cidade reduzindo-a à fome, irrompeu uma terrível peste.
Para aplacar a cólera divina, o Papa S. Gregório Magno ordenou uma litania septiforme, isto é, uma procissão geral do clero e da população romana, formada por sete cortejos que confluíram para a Basílica Vaticana.
Enquanto a grande multidão caminhava pela cidade, a pestilência chegou a um tal furor, que no breve espaço de uma hora oitenta pessoas caíram mortas ao chão. Mas S. Gregório não cessou um instante de exortar o povo para que continuasse a rezar, e que diante do cortejo fosse levado o quadro da Virgem que chora, do Ara Coeli, pintado pelo evangelista S. Lucas.
Fato maravilhoso: à medida que a imagem avançava, a área se tornava mais sã e limpa à sua passagem, e os miasmas da peste se dissolviam.
Junto da ponte que une a cidade ao castelo, inesperadamente ouviu-se um coro que cantava, por cima da sagrada imagem: “Regina Coeli, laetare, Alleluia!”, ao qual S. Gregório respondeu: “Ora pro nobis Deum, Alleluia!”. Assim nasceu o Regina Coeli.

Arcanjo São Miguel %u2013 topo do Castelo de Sant%u2019Angelo.Arcanjo São Miguel %u2013 topo do Castelo de Sant%u2019Angelo.


Após o canto, os anjos se colocaram em círculo em torno do quadro. São Gregório Magno, erguendo os olhos, viu sobre o alto do castelo um anjo exterminador que, após enxugar a espada, da qual escorria sangue, colocou-a na bainha, como sinal do cessamento do castigo.
Como recordação, o castelo ficou conhecido com o nome de Sant’Angelo. Em sua mais alta torre foi posta a célebre imagem de São Miguel, o anjo exterminador. (Fonte: “Lepanto”, Roma, set/out 83)

Vista do Castelo de Sant%u2019Angelo.Vista do Castelo de Sant%u2019Angelo.

 

LATIM    -   TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS

Regina caéli, laetare! Alleluia!    -   Rainha do céu, alegrai-vos! Aleluia!
Quia quem meruisti portare! Alleluia!    -   Porque quem merecestes trazer em vosso seio. Aleluia!
Resurrexit, sicut dixit! Alleluia!    -   Ressuscitou como disse! Aleluia!
Ora pro nobis Deum! Alleluia!    -   Rogai a Deus por nós! Aleluia!


Busca


Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025










Mulher Vestida de Sol