‹ voltar



Nossa Senhora de Luxemburgo

(1624)

Imagem de Nossa Senhora de Luxemburgo.Imagem de Nossa Senhora de Luxemburgo.

Em 8 de dezembro de 1624, nas proximidades da cidade de Luxemburgo, o Revmo. Padre Brocquart, da Companhia de Jesus, pôs no meio de uma cruz uma imagenzinha de Nossa Senhora, que começou logo a ser muito venerada.

Em 1626, quando a peste assolou a cidade fazendo muitas vítimas, aquele trono de Maria tornou-se, apesar de longe da cidade, o verdadeiro recurso do povo, que recorria à Mãe de Deus cheio de confiança. Tal confiança em Nossa Senhora, representada naquela imagem (à qual deram o título de Nossa Senhora de Luxemburgo), aumentou extraordinariamente naquele ano porque o Padre Brocquart, vítima também da peste, foi curado repentinamente depois de um voto feito a Nossa Senhora.

Em 5 de agosto de 1627, uma capela foi consagrada, para onde se levou Nossa Senhora de Luxemburgo. Esta primitiva capela foi destruída na época da Revolução Francesa, sendo construída outra centenas de metros mais adiante, porém atualmente já dentro da cidade. Esta capela foi construída simplesmente como lembrança da antiga, porque a imagem milagrosa foi levada para a igreja de Nossa Senhora a cargo dos jesuítas, a qual fica no centro da cidade, e colocada no altar-mor. Esta igreja é hoje a catedral de Luxemburgo.

 

Site da Catedral de Luxemburgo: https://catholicshrinebasilica.com/notre-dame-cathedral-luxembourg/


Busca


Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025










Mulher Vestida de Sol