‹ voltar



O fenômeno da chuva de animais: uma cidade australiana viu peixes caindo do céu

28 Fevereiro 2023

 

Uma cidade na Austrália tem sido o assunto por alguns dias. Muitas pessoas têm testemunhado uma chuva de peixes, um fenômeno raro causado pelas condições climáticas particulares. Está chovendo hambúrgueres? Está chovendo a cântaros? Não. Na verdade, o município de Lajamanu, no norte árido da Austrália, ficou chocado quando choveu peixe. 

Localizada perto do deserto de Tanami, esta comunidade não vê este famoso fenômeno há mais de uma década, quando um tornado sugou os peixes nos rios de uma só vez. O conselheiro local de Lajamanu, Andrew Johnson Japanangka, disse aos noticiários locais: "Vimos uma grande tempestade se aproximando [de nós] e pensamos que era apenas chuva. Mas quando a chuva começou a cair, também vimos peixes caindo". 

Segundo os moradores, muitos dos peixes ainda estavam "vivos" quando desembarcaram a quilômetros de distância da cidade. Eles tiveram que movê-los para poças para ajudá-los a sobreviver. Até mesmo algumas crianças os pegaram para os manterem como animais de estimação... muito para o horror de seus pais. Embora engraçado, este evento não é uma brincadeira. 

 

Conhecido, mas raro 

O fenômeno conhecido como "chuva animal" é real. Segundo especialistas, ele é causada por trombas de água que carregam animais aquáticos com elas. O representante da Japanangka chamou o fenômeno de uma estranha "bênção do Senhor".  Jeff Johnson, um especialista em peixes do Museu Queensland, disse que os peixes das trombas d’água são conhecidos como percas brilhantes ou grunhidos brilhantes, e são considerados como estando entre os peixes de água doce mais comuns na Austrália. 

E não é a primeira vez: um incidente semelhante ocorreu em Lajamanu em 2010, e foi registrado em 2004, assim como há 50 anos, em 1974. Algumas pessoas se lembram dele como se fosse ontem.

 

Como isso é possível?

Os peixes não estão realmente chovendo do céu, no sentido de que não estão vindo das nuvens e da condensação do vapor de água. Eles são peixes que estavam nos cursos d'água da Terra. A melhor explicação para este fenômeno, segundo os especialistas, é que fortes perturbações do ar, como tornados, elevam a água e os peixes para o ar. Quando os tornados atravessam corpos de água, eles se tornam manchas de água. Estes sugam a água na qual os peixes ou criaturas estão nadando. O tornado então leva os animais com ele, e à medida que enfraquece, perde a força que segura os corpos, e os peixes começam a chover no chão. 

 

Em que outra ocasião choveram peixes?

As chuvas de peixes já aconteceram várias vezes em diferentes partes do mundo. Em Yoro, Honduras, chove peixe todos os anos no final da primavera e início do verão, após chuvas torrenciais, quando as condições são tão intensas que ninguém se atreve a sair. Em 2008, as pessoas da aldeia de Kandanassery, perto de Kerala na Índia, ficaram chocadas quando pequenos peixes começaram a chover no final de uma súbita chuva. E em 2021, Texarkana no Texas também ficou surpreso quando começou a chover peixe. 

 

Outros animais podem chover?

De acordo com a ABC News, muitos animais podem chover do céu. Alguns são pegos em tempestades, como sapos, pássaros e outras espécies aquáticas. Em 2015, milhões de aranhas caíram do céu na região das Tablelands do Sul da Austrália, cobrindo o campo regional com suas teias. Os habitantes locais disseram que o sol estava quase obscurecido pelo grande número de aranhas bebês caindo do céu. 

Embora surpreendente e perturbador, este evento não será o único a se repetir.

 

Fonte: https://www.tvanouvelles.ca/2023/02/28/le-phenomene-des-pluies-danimaux-une-ville-australienne-a-vu-des-poissons-tomber-du-ciel-1

 


 

“Ai dos habitantes da Terra! Haverá guerras sangrentas e fome, peste e doenças contagiosas. HAVERÁ CHUVAS FEITAS DE SARAIVADAS ESPANTOSAS DE ANIMAIS, trovoadas que abalarão as cidades, terremotos que engolirão países. Ouvir-se-ão vozes pelos ares. Os homens baterão as cabeças contra as paredes. Pedirão a morte, e por outro lado a morte será seu suplício. O sangue correrá de todo lado. Quem poderá resistir, se Deus não diminuir o tempo da prova?” (Trecho da mensagem transmitida por Nossa Senhora da Salette, em 1846) 


Busca


Domingo, 24 de Novembro de 2024










Mulher Vestida de Sol