‹ voltar
Crateras gigantes aparecem em uma fazenda, no centro de Goiás
17 Janeiro 2023
As crateras gigantes que apareceram em uma fazenda de Vila Propício, no centro de Goiás, surpreenderam os moradores da cidade pela dimensão. Elas se chamam “dolinas” e são erosões que podem indicar cavidades subterrâneas ainda maiores, como explica Renara Momoli, engenheira agrônoma, doutora em solos e professora na Universidade Federal de Goiás (UFG).
A professora explica que as crateras têm a ver com o tipo de rocha da região. “É aquele velho ditado: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura, só que nesse caso elas furam por baixo, em uma parte que não é visível. As rochas carbonáticas são solúveis em água, então quando esse material rochoso vai se dissolvendo, o solo que está por cima não têm sustentação. Desce e colapsa”, diz.
Inicialmente, foi falado que as crateras na região seriam as chamadas “voçorocas”, crateras oriundas de um processo erosivo qe acontece na superfície dos terrenos. Seja pela chuva ou pelo declive do terreno. Já as dolinas são um indicativo de um processo subterrâneo.
A professora diz que o aparecimento de uma dolina é como se fosse a ponta de um iceberg, pois mostra na superfície do solo que abaixo existe um buraco bem maior. “Esse buraquinho da superfície é uma indicação do que existe em baixo, um processo natural e que não tem como reverter. Ele é um processo químico por conta do material rochoso”, fala Renata.