Estranho Fenômeno nos céus da Itália “Anel Misterioso”
Moradores do centro da Itália ficaram surpresos com um misterioso anel vermelho de luz que cobriu os céus em 27 de março, parecendo uma cena saída de um filme de ficção científica. O fotógrafo Valter Binotto conseguiu capturar a aparência do misterioso anel no céu. Binotto fotografou a anomalia na pequena cidade de Possagno, perto dos Alpes italianos. Enquanto o anel apareceu no centro da Itália, os astrônomos disseram que o gigantesco círculo se estendia por pelo menos 360 quilômetros de diâmetro e cobria a região até o Mar Adriático.
“A distância deve estar entre 100 e 600 km”, disse Binotto em um post no Instagram com a imagem. “Até agora, eu os fotografei nos céus da Itália, França, Croácia, Áustria e Hungria.”
Explicação oficial
A imagem do anel misterioso rapidamente se tornou viral nas redes sociais, causando todo tipo de reação entre os internautas. Muitos consideraram que era um portal para outra dimensão, enquanto outros consideraram que era um sinal apocalíptico. E devido à polêmica causada pelo misterioso fenômeno, o portal científico IFLScience publicou um post em seu site oferecendo uma explicação lógica e racional. Aparentemente, o misterioso halo seria um Elfo (ou ELVES, sigla em inglês para “emissões de luz e distúrbios de frequência muito baixa devido a fontes de impulso eletromagnético”).
“O Elfo foi gerado por um raio intenso em uma tempestade perto de Ancona, cerca de 285 km ao sul de mim”, explicou Binotto.
Elfos são uma espécie rara de sprite ou fantasma vermelho que são descargas elétricas em larga escala que ocorrem bem acima de uma nuvem de tempestade. De acordo com a SpaceWeather, um dos raios era tão forte que gerou um intenso pulso eletromagnético, ou EMP (EMP), e as marcas do anel vermelho onde o EMP atingiu a ionosfera da Terra.
Especialistas dizem que um raio normal carrega de 10 a 30 quiloampères de corrente. Este raio era cerca de 10 vezes mais forte que o normal.
“Tenho fotografado esses eventos desde que os descobri”, acrescentou Binotto. “Minha primeira foto de um TLE, particularmente sprites, data de 2017. Desde então, tenho tentado sempre que as condições certas se apresentam ou quando uma forte tempestade se desenvolve na distância certa e o céu acima de mim está claro.”