‹ voltar
Plantas que o Céu indica: FUMÁRIA (Fumaria officinalis L. )
“A Casa do Pai vos alertou sobre uma nova enfermidade que se espalhará e não acreditais. Para enfrentar essa nova enfermidade, conteis com a Calêndula, a Fumária e o óleo do Bom Samaritano.” (Virgem Maria a Luz de Maria em 06-03-2023)
“Orai, filhos de Nosso Rei e Senhor Jesus Cristo, orai diante da nova enfermidade de febres altas, que afeta severamente as vias respiratórias, e a pele da criatura humana assumirá uma cor escura e se cobrirá de escamas. Peço-vos para utilizar o Óleo de São Miguel Arcanjo na pele, a planta medicinal Fumária e o Óleo do Bom Samaritano.” (São Miguel Arcanjo a Luz de Maria, em 17-03-2023)
Nome científico: Fumaria officinalis L.
Outros nomes: erva-molarinha, erva-pombinha, fumo-da-terra, moleirinha. Brasil: fel-da-terra. Esp.: fumaria, plumaria, palomilla, flor de pajarito, hierba de la tierra, hierba de conejos, capa de reina. Fr.: fumeterre [officinale]. Ing.: [hedge] fumitory, earth smoke.
Família: Papaveraceae
Habitat: Nas proximidades de campos cultivados, nas beiras dos caminhos e em terrenos baldios. Originária da Europa, mas difundida em todo o mundo.
Descrição: Planta anual, da família das Fumariáceas, que atinge de 20 a 70 cm de altura. As suas folhas são de um cinzento esverdeado, e as flores rosadas ou vermelhas. O aroma é ácido, e o sabor, amargo.
Partes utilizadas: Toda a planta exceto a raiz.
Propriedades e Indicações: Toda a planta contém flavonóides que a tornam colerética e antiespasmódica; sais de potássio, a que se deve a sua ação diurética e depurativa; e diversos alcalóides derivados da isoquinoleína (fumarina) que lhe conferem uma ação anti-histamínica (a histamina intervém nas reações alérgicas) e anti-inflamatória, auxiliando na regeneração da pele inflamada.
Além disso, a fumária contém princípios amargos e mucilagens. Tem as seguintes indicações:
- Eczemas e erupções da pele devido a autointoxicação por putrefação intestinal, insuficiência renal, afecções hepáticas (hepatite crônica), ou alergias.
- Afecções hepáticas: congestão e mau funcionamento do fígado ou hepatite crónica, pelo seu efeito colerético (estimulante da secreção de bílis).
- Hipertensão arterial, pelos seus efeitos diurético, antiespasmódico, depurativo e fluidificante do sangue.
Preparação
Uso interno - Basta colocar 1 colher de chá de partes da planta desidratadas em 1 xícara de água fervente, deixar alguns minutos descansando, depois coar e beber. Se quiser, pode adoçar com um pouco de mel, que também é anti-inflamatório. É seguro beber até 3 xícaras ao dia, em horários espaçados.
Uso externo - Colocar três colheres de sopa de folhas de fumária (pode ser da planta fresca ou seca) para cada litro de água. Leve ao fogo por aproximadamente 10 minutos e em seguida faça compressas em todas as afecções da pele. Essa compressa deve ser feita de duas a três vezes por dia.
Contraindicações e efeitos colaterais - O consumo da fumária deve ser evitado por mulheres grávidas ou lactantes. Pessoas que possuem sensibilidade ou problemas de estômago também devem evitar seu uso. É importante lembrar que o consumo máximo diário de fumária dever ser de três xícaras de chá, pois o uso em excesso pode causar vômito, diarreia e dores no estômago.