Plantas que o Céu indica: CALÊNDULA (Calendula officinalis L. )
“Uma estranha enfermidade chega para a humanidade, febres altas e a pele chagada serão flagelo de um momento para o outro, para o qual deverão utilizar a planta chamada Calêndula.” (São Miguel Arcanjo a Luz de Maria, em 04-04-2019)
“UM NOVO VÍRUS APARECE... Convido-vos a utilizar a planta chamada Fumaria officinalis L. em seus caules, flores e folhas, a Calêndula para a pele, e o alho.” (Jesus Cristo a Luz de Maria, em 18 de julho de 2022)
“Orai, filhos, orai, a nova enfermidade é muito grave e contagiosa a ponto de ser mortal. Protejei vosso sistema imunológico e tenhais preparado o creme de Calêndula e a moringa para que a tomeis.” (Jesus Cristo a Luz de Maria, em 22 de agosto de 2022)
“A PESTE CHEGA NOVAMENTE, deveis manter tudo quanto, por Vontade Divina, recebestes para enfrentar as enfermidades. Para a pele tenham a Calêndula, é necessário que não esqueçais dela ante o menor sinal na pele, utilizai-a. Apliqueis o óleo do Bom Samaritano diariamente em uma pequena quantidade." (Virgem Maria a Luz de Maria, em 18 de fevereiro de 2023)
“A Casa do Pai vos alertou sobre uma nova enfermidade que se espalhará e não acreditais. Para enfrentar essa nova enfermidade, conteis com a Calêndula, a Fumária e o Óleo do Bom Samaritano." (Virgem Maria a Luz de Maria, em 6 de março de 2023)
Nome científico: Calendula officinalis
Nome comum: Cléndula, Copetuda, Flor de morto, Flamenquilla, Maravilha e Marygold
Família: Asteraceae
Para que serve: As flores e as folhas são comestíveis, são usadas em compressas e banhos sobre a pele. Para queimaduras da pele, reduzem a inflamação, acalmam a dor e estimulam a regeneração da pele, também favorecem a produção de colágeno. Ajuda a tratar a dermatite e a cicatrizar e curar feridas, melhora a pele com rachaduras, ressecada ou com feridas. É usada para acne e verrugas virais. Aplicada sobre a pele proporciona proteção antioxidante, que reduz a aparição de rugas, manchas de pele e cicatrizes. Alivia picadas de insetos. Estimula a secreção de bílis. É indicada para reumatismo. Acalma a indigestão e a gastrite. É usada para úlceras do estômago. Regula a menstruação e reduz as dores. Lavando os olhos com a infusão de calêndula, alivia-se a conjuntivite. Elimina fungos. Previne as náuseas e os vômitos. É tônica para o fígado, favorecendo seu funcionamento. Ajuda na recuperação da gengivite, laringite, amidalite e feridas na boca.
Preparação:
Como chá: Colocar uma colherinha de flor de calêndula ou de pétalas em um recipiente, adicionar uma xícara de água fervente, tapar e deixar repousar por cinco minutos. Adoçar com mel ou açúcar mascavo, se desejar.
Em tintura ou macerada em álcool: entre 5 a 10 gotas, tomadas em três doses diárias. Misturar com algum suco natural ou água mineral.
Compressas frias ou quentes: coloca-se a mistura de flores já esmagadas em uma gaze ou pano fino para aliviar a inflamação ou dor.
Em queimaduras: utiliza-se folhas e flores de calêndula esmagadas em azeite. É muito eficas em casos de queimaduras e outros transtornos leves da pele. A decocção e a infusão se aplicam para banhos e lavagens, em compressas frias ou mornas.
Em gargarejos: para desinflamar a garganta com amidalite ou infecção bucal, ferver uma colher de flores por 5 minutos, em recipiente contendo dois copos de água. Deixar repousar e em seguida fazer os gargarejos com calêndula.
Creme de calêndula: aplicar uma pequena quantidade de creme na pele 2 a 3 vezes ao dia.
Contraindicações: É considerada uma planta segura para a maioria das pessoas, quando administrada por via oral ou aplicada sobre a pele. Ter precaução ou evitar a calêndula se tiver alergia a alguma planta da família Asteraceae (como margaridas ou crisântemos) ou ao ácido salicílico. Não tomar infusões de calêndula se estiver tomando medicação, uma vez que ela estimula o efeito sonífero de calmantes comuns. Não é aconselhado ingerí-la em infusões durante a gestação ou amamentação já que pode ter efeitos negativos sobre o ciclo menstrual. Algumas pessoas demonstraram reações alérgicas ao uso do óleo de calêndula, particularmente em doses e concentrações muito altas.
Observações: Também pode ser encontrada em pastilhas, sabonete, óleo e creme. Contém flavonoides para reparar os vasos sanguíneos e recuperar a boa circulação no organismo. O óleo de calêndula tem propriedades anti-inflamatórias, fungicidas, antissépticas, hidratante.
Vídeo que ensina como preparar a pomada de Calêndula. Há outras formas de preparar a pomada de Calêndula; esta é apenas uma das formas. Vale a pena consultar as demais e escolher a forma que mais lhe convier para preparar esta pomada.